Fuga em Mossoró: comissão do Senado fará audiência secreta com Justiça
Audiência sobre Mossoró no Senado está prevista para a próxima terça-feira (27/2). Objetivo é debater sistema penitenciário federal
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (20/2), a realização de uma audiência pública secreta para debater o sistema penitenciário federal. O requerimento foi apresentado pelo senador Sergio Moro (União-PR) após a fuga de dois detentos do presídio federal de Mossoró (RN).
Para o debate, serão convidados membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública: o secretário Nacional de Política Penal, André de Albuquerque Garcia; o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Marcelo Stona; e o diretor de Inteligência Penitenciária, Sandro Abel Sousa Barradas.
“A Comissão de Segurança Pública do Senado não pode ficar alheia ao debate sobre os presídios federais, especialmente sobre soluções para o seu aprimoramento. Como primeiro passo, deve ouvir os gestores do sistema federal sobre o ocorrido, as soluções propostas pelo Executivo e debater como pode contribuir”, diz o requerimento.
Debates após a fuga de Mossoró
A audiência prevê debates sobre “a realidade atual do sistema penitenciário federal brasileiro, com vistas a esclarecer a respeito de dados, políticas aplicadas, inteligência e fragilidades que envolvam tal situação, em especial quanto à recente fuga do presídio de segurança máxima em Mossoró (RN), ocorrida no dia 14 de fevereiro deste ano”.
O pedido para que a audiência seja secreta ganhou o apoio de outros senadores da comissão, que reforçaram o caráter sigiloso das informações debatidas no encontro. A previsão é de que a audiência aconteça na próxima terça-feira (27/2).