Frente fria, temporais e calor: saiba como fica o tempo nesta quarta
Do ar seco no Sul à influência da frente fria no Sudeste, confira as condições regionais do tempo no Brasil nesta quarta-feira (27/12)
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (27/12), o Brasil experimenta uma diversidade de condições meteorológicas. Desde a massa de ar seco no Sul à influência persistente da frente fria no Sudeste, passando pelas pancadas típicas de verão nas regiões Centro-Oeste e Norte, o dia promete variedade de condições atmosféricas.
Na Região Sul, a massa de ar seco continua predominando, trazendo a possibilidade de uma manhã com nuvens no leste do Paraná e de Santa Catarina. Apesar de haver chance de garoa em Curitiba, o dia abrirá gradualmente, com baixa umidade do ar à tarde e temperaturas elevadas.
Na região Centro-Oeste do Brasil, o dia será abafado e com chuvas devido ao calor e à umidade. A expectativa é de chuva pela manhã no noroeste e norte de Mato Grosso do Sul, concentrando-se mais no final do dia em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, com risco de temporais.
Já no Nordeste, os estados do Maranhão e Piauí têm previsão de aumento da umidade, elevando o risco de temporais em São Luís. Em Fortaleza e Maceió, o dia será de sol e calor, com chuva passageira. No interior de Pernambuco e da Bahia, não há previsão de chuva, e o tempo seguirá seco. Salvador terá tempo firme com temperaturas acima de 30°C.
No Norte, Manaus terá um dia abafado com variação de nuvens e possibilidade de chuva fraca, que se intensificará à tarde. O interior do Acre, leste e norte do Amapá terão tempo mais encoberto, com chuvas a qualquer hora. Nas demais áreas, o sol predomina, com calor e pancadas típicas de verão.
Frente fria no Sudeste
Enquanto a frente fria mantém influência em Minas Gerais e no Espírito Santo, o Sudeste terá variação de nuvens e chuva, especialmente no leste de Minas. São esperados temporais ao longo do dia, incluindo no Vale do Rio Doce.
São Paulo terá uma manhã nublada, ventos frescos e possibilidade de garoa, com aberturas de sol à tarde. No Rio de Janeiro, tempo encoberto, poucas aberturas de sol e chuva isolada, sem alertas, mas com ressaca no litoral paulista e fluminense.
Alertas
Conforme consta no site Climatempo, Belém, norte do Amazonas, oeste do Acre e litoral do Maranhão ficam sob alerta devido a temporais com raios e ventos fortes variando entre 71 e 90 km/h .
A umidade fica abaixo de 30% no oeste e sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, interior da Paraíba, Pernambuco e na metade norte da Bahia.
Quem quer curtir ou está curtindo o verão na praia deve ficar em alerta para ressaca do mar até as 12h, de Santos (SP) a Arraial do Cabo (RJ), com ondas de 2,5 a 3,0 metros.
No extremo norte de São Paulo, centro-norte de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e de Mato Grosso, interior do Rio, estado do Amapá, Pará, norte do Tocantins e Piauí, o alerta vai para pancadas de chuva moderadas a forte, com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h
Ventos de 40 a 50 km/h devem atingir o centro-oeste de SP, leste e nordeste do Paraná, sul e oeste do Rio Grande do Sul, litoral do ES, sul da Bahia e a costa norte do Nordeste. No litoral do Ceará, chuvas moderadas e vento de 40 a 50 km/h em várias regiões.
Há alerta de temporais no centro-leste de MG e interior do Espírito Santo, com raios e ventos variando entre 71 e 90 km/h.