Frente fria se antecipa e chega sábado (30/7) ao Espírito Santo
A frente fria estava prevista para chegar no domingo (31/7); ventos no litoral capixaba vai chegar até 75 km/h
atualizado
Compartilhar notícia
A frente fria que estava prevista para atingir o Espírito Santo no domingo (31/7) teve a chegada antecipada para sábado (30/7). Segundo a Marinha do Brasil, o fenômeno climático pode trazer ventos de até 75 km/h no litoral capixaba.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) destacou que a frente fria vai provocar aumento de nuvens e diminuição da temperatura diurna no sábado.
O tempo vai fechar, mas a chuva prevista será fraca ao longo do dia nas regiões Sul, Serrana e Grande Vitória. As demais regiões o dia vai seguir com muitas nuvens, mas sem chuva.
No domingo (31/7), a quantidade de nuvens vai diminuir e a previsão de chuva é apenas para o Extremo Norte capixaba.
Há previsão de chuva fraca no fim de semana e marca uma característica de julho no Estado. O Incaper evidenciou que o mês foi marcado pelo avanço da seca e poucas chuvas, devido a um sistema de alta pressão próximo à costa que dificultou a formação de instabilidades no território.
Marinha
Por causa da chegada da frente fria, a Marinha destacou que podem ocorrer ventos de direção Sudoeste e Sul, com intensidade de até 75 km/h (40 nós). O fenômeno vai acontecer na faixa litorânea entre Laguna, Santa Catarina e Itaoca, no Espírito Santo, nesta sexta-feira (29/7).
Ondas e Ressacas
Os ventos associados à passagem desta frente fria poderão ocasionar ondas, em alto mar, de direção Sudoeste e Sudeste, entre 3,0 e 3,5 metros, na faixa litorânea entre Laguna (SC) e de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, na manhã desta sexta e sábado (30).