metropoles.com

Frente fria levará temperatura a menos de 10°C. Veja onde

Um nova frente fria se aproxima do Brasil a partir desta sexta (26/7). Região Sul será a primeira a ser afetada pelas baixas temperaturas

atualizado

Compartilhar notícia

Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Imagem colorida de pessoas agasalhadas virada no tempo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoas agasalhadas virada no tempo - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

A frente fria que chega ao Brasil a partir desta sexta-feira (26/7) promete ser congelante. Há previsão de queda de temperatura, risco de geada e chuvas.

No Mato Grosso do Sul, a população deve se preparar. A expectativa é que a friaca derrube a temperatura para menos de 10 °C a partir de sábado (27/7).

São esperados ventos com rajadas entre 30 e 45km/h, sobretudo no sul, sudoeste e sudeste do estado. Nesse período, a previsão é de aumento de nuvens e queda da temperatura. As informações foram repassadas pelo meteorologista Natálio Abrahão.

A frente fria que avança pelo sul do Brasil atinge áreas como Dourados, Ponta Porã e Amambai. À noite, os municípios poderão enfrentar céu nublado, chuvas, trovoadas e ventos de rajadas fortes, o que contribui para o declínio das temperaturas.

Os acumulados de chuva estão em torno dos 15 mm. Corumbá e Ladário terão apenas aumento de nebulosidade e queda nas temperaturas.

Sul-mato-grossenses devem se preparar para o frio

A partir de domingo (28/7), espera-se uma queda significativa nas temperaturas, acompanhada de formação de nevoeiro. As temperaturas mínimas previstas são de 12 °C em Corumbá, 11 °C em Campo Grande, 8 °C em Dourados e 7 °C em Ponta Porã e Amambai.

A frente fria deve continuar ao longo da semana. O meteorologista Natálio Abrahão indica céu claro para toda a região, com mínimas de 11 °C em Corumbá, 8 °C em Campo Grande e 6 °C em Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

Embora a probabilidade de chuva seja baixa, a nebulosidade e a umidade elevada poderão persistir em algumas áreas.

Outras regiões do Brasil

A onda de frio deve atingir primeiro a Região Sul do país. Apesar de não trazer grandes volumes de chuva, com precipitações de até 10 mm, a frente fria causará queda de temperatura, com risco de geada no sul do Rio Grande do Sul e nas áreas de fronteira com o Uruguai.

No Centro-Norte do país, o tempo segue quente e seco, com temperaturas máximas acima de 37 °C. Entre 28 de julho e 1º de agosto, uma nova frente fria mais intensa deve chegar, trazendo chuva ao Sul, à faixa leste do Sudeste e ao centro-sul do Mato Grosso do Sul. Os volumes de chuva no Sul podem chegar a 80 mm em cinco dias.

No Nordeste, a previsão é de chuva apenas na faixa litorânea, enquanto no Norte a precipitação deve se concentrar no centro-norte do Amazonas, do Acre e de Rondônia.

A partir de 2 de agosto, a chuva deve continuar no Sul e avançar para o interior de São Paulo e Mato Grosso, com volumes de 10 mm a 15 mm. Essa chuva pode ajudar a aliviar o risco de incêndios locais. No Nordeste, a previsão continua sendo de chuva apenas na faixa litorânea.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?