Frente fria levará temperatura a menos de 10°C. Veja onde
Um nova frente fria se aproxima do Brasil a partir desta sexta (26/7). Região Sul será a primeira a ser afetada pelas baixas temperaturas
atualizado
Compartilhar notícia
A frente fria que chega ao Brasil a partir desta sexta-feira (26/7) promete ser congelante. Há previsão de queda de temperatura, risco de geada e chuvas.
No Mato Grosso do Sul, a população deve se preparar. A expectativa é que a friaca derrube a temperatura para menos de 10 °C a partir de sábado (27/7).
São esperados ventos com rajadas entre 30 e 45km/h, sobretudo no sul, sudoeste e sudeste do estado. Nesse período, a previsão é de aumento de nuvens e queda da temperatura. As informações foram repassadas pelo meteorologista Natálio Abrahão.
A frente fria que avança pelo sul do Brasil atinge áreas como Dourados, Ponta Porã e Amambai. À noite, os municípios poderão enfrentar céu nublado, chuvas, trovoadas e ventos de rajadas fortes, o que contribui para o declínio das temperaturas.
Os acumulados de chuva estão em torno dos 15 mm. Corumbá e Ladário terão apenas aumento de nebulosidade e queda nas temperaturas.
Sul-mato-grossenses devem se preparar para o frio
A partir de domingo (28/7), espera-se uma queda significativa nas temperaturas, acompanhada de formação de nevoeiro. As temperaturas mínimas previstas são de 12 °C em Corumbá, 11 °C em Campo Grande, 8 °C em Dourados e 7 °C em Ponta Porã e Amambai.
A frente fria deve continuar ao longo da semana. O meteorologista Natálio Abrahão indica céu claro para toda a região, com mínimas de 11 °C em Corumbá, 8 °C em Campo Grande e 6 °C em Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
Embora a probabilidade de chuva seja baixa, a nebulosidade e a umidade elevada poderão persistir em algumas áreas.
Outras regiões do Brasil
A onda de frio deve atingir primeiro a Região Sul do país. Apesar de não trazer grandes volumes de chuva, com precipitações de até 10 mm, a frente fria causará queda de temperatura, com risco de geada no sul do Rio Grande do Sul e nas áreas de fronteira com o Uruguai.
No Centro-Norte do país, o tempo segue quente e seco, com temperaturas máximas acima de 37 °C. Entre 28 de julho e 1º de agosto, uma nova frente fria mais intensa deve chegar, trazendo chuva ao Sul, à faixa leste do Sudeste e ao centro-sul do Mato Grosso do Sul. Os volumes de chuva no Sul podem chegar a 80 mm em cinco dias.
No Nordeste, a previsão é de chuva apenas na faixa litorânea, enquanto no Norte a precipitação deve se concentrar no centro-norte do Amazonas, do Acre e de Rondônia.
A partir de 2 de agosto, a chuva deve continuar no Sul e avançar para o interior de São Paulo e Mato Grosso, com volumes de 10 mm a 15 mm. Essa chuva pode ajudar a aliviar o risco de incêndios locais. No Nordeste, a previsão continua sendo de chuva apenas na faixa litorânea.