Frente fria causa clima instável no Sudeste. Veja previsão
Clima deve ficar instável a partir desta terça-feira (6/2). Impacto deve ser maior nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
atualizado
Compartilhar notícia
O clima no Sudeste do Brasil deve começar a mudar a partir da noite desta terça-feira (5/2), com a chegada de uma frente fria vinda do Sul do país. De acordo com o Climatempo, a mudança começa com chuvas e, a partir desta quarta-feira (6/2), o tempo deve ficar instável em boa parte da região.
Segundo a porta-voz do Climatempo, Maria Clara Sassaki, os temporais são as chamadas pancadas pré-frontais.
“São aquelas pancadas de chuva forte, que acontecem por conta da aproximação da frente fria. Só na quarta e quinta devemos ver um tempo mais fechado, com chuva a qualquer momento”, comenta a meteorologista.
Mudança de clima e chuvas fortes
Os modelos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam grandes acumulados de chuva no sudeste a partir da noite desta terça (5/3).
Conforme a meteorologista, todos os estados da região devem ter chuvas por conta da aproximação da frente fria, mas a mudança climática deve acontecer de forma mais expressiva em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
A capital paulista pode ter fortes pancadas de chuva com a chegada da frente fria. O risco é alto para ventania, com rajadas que podem chegar a 90 km/h.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de risco hidrológico moderado por conta das chuvas no Sudeste a partir desta terça.
De acordo com o órgão, litoral Sul paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte podem enfrentar inundações de pequenos córregos e alagamentos em áreas urbanas por conta das pancadas.