Frente fria chega ao Brasil após evento raro de “calor” na Antártida
Fenômeno raro no Hemisfério Sul ocorre na Antártida e é causado pelo aquecimento das águas oceânicas e pelo derretimento do gelo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma forte frente fria no Brasil, prevista para esta semana, deve ser causada pelo aquecimento súbito atmosférico, resultado das altas temperaturas registradas na Antártida nos últimos dias.
O meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo, explicou ao G1 que o aquecimento enfraquece o movimento dos ventos ao redor da Antártida, que, normalmente, retêm o frio na região.
Como resultado, o ar polar consegue escapar mais facilmente para áreas tropicais, afetando de forma significativa Argentina, Paraguai, Uruguai, partes da Bolívia e grande parte do Centro-Sul do Brasil.
O fenômeno de aquecimento súbito atmosférico, que eleva as temperaturas na Antártica e na baixa estratosfera, enfraquece os ventos conhecidos como vórtice polar.
As principais causas desse fenômeno são o aquecimento das águas oceânicas e o derretimento do gelo. Ele é considerado raro no Hemisfério Sul e pode ocorrer nos próximos dias.
A semana que começa quente e seca ainda sobre grande parte do país vai terminar com uma queda mais acentuada nas mínimas e máximas e entre a sexta e o fim de semana.
O frio volta, com uma queda nas temperaturas mínimas também em alguns estados da Região Norte.