metropoles.com

Freixo vê turismo “sucateado” e acusa Embratur de boicotar a transição

Deputado federal e integrante da equipe de Transição, Marcelo Freixo ainda defendeu que PEC destine recursos ao Ministério do Turismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
***foto-marcelo-freixo-psb-candidato-governo-rj
1 de 1 ***foto-marcelo-freixo-psb-candidato-governo-rj - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), do grupo de trabalho de Turismo, na Transição de Governo, afirmou nesta terça-feira (29/11) que o setor está sucateado no país. Ele também destacou que há resistência para a divulgação de informações pela gestão Bolsonaro.

“O quadro que estamos encontrando de herança deste governo é trágico. São apenas R$ 19 milhões para investimento no turismo em 2023. Ou seja, não é nada”, afirmou.

Nesta quarta-feira (30/11), os grupos de trabalho devem entregar o primeiro relatório da transição, com um diagnóstico de cada área. Para elaborar o documento, a Transição teve acesso a dados de ministérios e secretarias. Segundo Freixo, apenas a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) se recusou a enviar informações.

“Temos um problema crônico na Embratur. A Embratur não deu nenhuma informação ao grupo de transição, deliberadamente. Responderam que não vão dar informações”, acusou.

Em 2020, o Instituto Brasileiro do Turismo foi transformado em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, e deixou o Ministério do Turismo. Freixo destaca que a Embratur usa essa justificativa para se abster de enviar dados.

“E hoje a Embratur, que se tornou autônoma, não tem fonte de financiamento. Então, se nada for feito, em termos legislativos, a Embratur não tem como abrir as portas.”

O deputado ainda defendeu que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), reúna-se com o relator da PEC da Transição, Marcelo Castro, para definir uma previsão de investimento para o Ministério do Turismo.

“O mais importante é o próprio vice-presidente Geraldo Alckmin conversar com Marcelo Castro, para que a gente tenha alguma previsão na PEC de investimento para o Ministério do Turismo. Ou, ao menos, para a gente resolver de onde virá a fonte de financiamento da Embratur.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?