metropoles.com

Freixo aciona MPF contra presidente da Palmares por ofensas a Moïse

No Twitter, Sérgio Camargo disse que congolês tratava-se de “vagabundo morto por vagabundos mais fortes” e que morte não foi caso de racismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Deputado Marcelo Freixo fala à imprensa após reunião com o ex-presidente Lula, em frente ao Hotel Meliá Brasil
1 de 1 Deputado Marcelo Freixo fala à imprensa após reunião com o ex-presidente Lula, em frente ao Hotel Meliá Brasil - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. Nesta sexta-feira (11/2), o bolsonarista afirmou que o congolês Moïse Kabagamve era um “vagabundo” – “morto por vagabundos mais fortes”.

De acordo com o dirigente da Fundação Palmares, o assassinato não teve relação alguma com a cor de pele de Moïse, que era negro, e sim com o “modo de vida indigno e o contexto de selvageria no qual vivia e transitava”.

A representação de Freixo pede a apuração de suposta improbidade administrativa, violação dos princípios da administração pública e/ou prática de conduta ilícita.

“Sérgio Camargo praticou uma verdadeira imputação de fatos desonrosos, além de aviltar a dignidade da pessoa morta. Portanto, além de levianas, as condutas imputadas por Sérgio Camargo são criminosas. A conduta é agravada pelo fato de o autor do fato ser presidente de uma fundação pública, ocupando alto cargo de gestão no Poder Executivo Federal”, destaca o documento.

Moïse Mugenyi Kabagambe, de 24 anos, foi assassinado no Rio de Janeiro depois de ir cobrar diárias de trabalho no quiosque em que trabalhava. A Polícia Militar do Rio abriu investigação para apurar as denúncias de intimidação por parte de agentes feitas a parentes do congolês.

Veja a representação de Freixo:

RP Sergio Camargo Moise by Mariah Aquino on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?