metropoles.com

Francischini diz que recorrerá de cassação no STF: “Não vou desistir”

TSE cassou o mandato do deputado estadual pelo Paraná nesta quinta-feira por fake news. Ele reassume como delegado da Polícia Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Fernando Francischini (PSL-PR)
1 de 1 Fernando Francischini (PSL-PR) - Foto: Reprodução/Twitter

O deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (PSL-PR) afirmou que não vai aceitar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar seu diploma. Nas redes sociais, o primeiro político do país a perder o mandato por ter espalhado fake news afirmou que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter decisão tomada nesta quinta-feira (28/10).

“Lamento demais essa decisão, que afeta mandatos conquistados por eleitores. Reassumo minha condição de delegado da Polícia Federal, mas não vou desistir. Vamos recorrer e reverter essa decisão no STF”, disse em vídeo. Assista:

Francischini é o primeiro político do país a perder o mandato por ter divulgado fake news. A decisão do TSE foi tomada pela maioria. Ele foi investigado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de autoridade.

O deputado bolsonarista foi cassado após investigação por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de autoridade. Fernando Francischini fez uma live durante o primeiro turno das eleições de 2018, na qual afirmou, sem provas, que as urnas eletrônicas estavam fraudadas para impedir a eleição de Jair Bolsonaro (sem partido) à Presidência da República.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) absolveu Francischini por entender que não havia provas de que a live teve o alcance necessário para influenciar o resultado do pleito, mas o Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu ao TSE.

O relator do caso, ministro corregedor-geral Luis Felipe Salomão, votou pela cassação do diploma do deputado e contestou a versão do advogado. “Para se ter uma ideia, estamos falando de mais de 6 milhões de visualizações dessa propaganda, com 400 mil compartilhamentos”, ressaltou o ministro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?