metropoles.com

França aposta em voto da periferia e abstenção na classe média para avançar

Candidato do PSB em São Paulo disputa vaga para o segundo turno de eleição com Guilherme Boulos (PSol) e Celso Russomanno (Republicanos)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/ Metrópoles
debate tv cultura candidatos eleicao sp 2020
1 de 1 debate tv cultura candidatos eleicao sp 2020 - Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

São Paulo – O candidato à Prefeitura de São Paulo Márcio França (PSB) tem reforçado que espera repetir o desempenho das eleições para o governo estadual em 2018 para chegar ao segundo turno. Nas contas do ex-governador entram os votos da periferia, que, segundo ele, não são captados pelas pesquisas, e a maior abstenção entre eleitores da classe média por conta pandemia.

Em 2018, França, que estava em terceiro lugar nas pesquisas, superou Paulo Skaf (MDB) e foi para o segundo turno para disputar a vaga com o hoje governador João Doria. Nas eleições municipais deste ano, segundo o Datafolha, o candidato do PSB tem 12% das intenções de votos, ficando numericamente atrás de Guilherme Boulos (PSol), com 16%, e Celso Russomanno (Republicanos), com 14%, na briga pela vaga para o segundo turno.

O atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), lidera com 32% na preferência do eleitor.

França afirmou nesta sexta-feira (13/11) não ter dúvidas de que os votos que vão garantir a sua passagem para o segundo virão das periferias “não alcançadas” pelas pesquisas. “Nas últimas pesquisas, quando eu fui candidato a governador, eu estava 16 pontos atrás do segundo colocado. Abriram as urnas e fiquei em segundo lugar. É que o pesquisador nem sempre frequenta as comunidades mais pobres, não vai entrar lá com iPad, as pessoas têm medo. Isso distorce o resultado, porque são pessoas que votam”, disse à imprensa.

O candidato também disse acreditar no crescimento da abstenção entre os eleitores da classe média devido à pandemia. “A classe média, como ela está com mais receio, deve ter mais abstenção do que teve nos últimos anos, em especial nas pessoas mais velhas. Então, se você projetar isso [além dos votos das periferia não computados nas pesquisas], vai ver que terá uma diferença importante no resultado final”, acrescentou.

Segundo França, nas comunidades, a sua disputa por votos é com o PT, do candidato Jilmar Tatto, que tem 4% das intenções votos. “Lá eu disputo as eleições com o PT. Já foi assim da outra vez. O Luiz Marinho [candidato petista ao governo do estado em 2018] cresceu 10 pontos no último dia, eu cresci 14 pontos no último dia. Não é normal, 14% mudaram de voto? Não é isso, é que eles não foram entrevistar nas comunidades. Eles pegam o estrato de muito universitário, daí o resultado distorcido”, analisou.

Curso técnico

O candidato visitou nesta sexta o Serviço Social da Indústria (Sesi) Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, onde propôs um convênio para que alunos do ensino médio da rede pública tenham acesso garantido concomitantemente a um curso técnico. “Se não quiser fazer o curso, o aluno aguardará para se formar no terceiro ano para fazer um tecnólogo ou uma faculdade em modelo EAD”, afirmou.

A iniciativa, segundo França, teria um custo de R$ 500 milhões e aproveitaria a infraestrutura do Sesi, sem a necessidade de construir prédios. “É um valor pequeno se você comparar com o ganho que isso vai dar. O rapaz chega ao ensino médio, a moça, desanimado porque acha que não vai passar no vestibular das universidades públicas e não tem dinheiro para uma particular. Aqui (Sesi) ele terá um padrão de excelência”, defendeu.

8 imagens
Ciro Gomes em campanha ao lado de Márcio França
Ex-governador Márcio França (PSB)
Márcio França (PSB)
1 de 8

Márcio França já foi candidato do PSB à Prefeitura de São Paulo

Fábio Vieira/Especial Metrópoles
2 de 8

Fábio Vieira/Especial Metrópoles
3 de 8

Ciro Gomes em campanha ao lado de Márcio França

Fábio Vieira/Especial Metrópoles
4 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 8

Ex-governador Márcio França (PSB)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 8

Márcio França (PSB)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 8

Fabio Vieira/Especial Metrópoles
8 de 8

Fernanda Luz/Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?