Fraga segura convocações e pede “voto de confiança” em Lewandoski
Lewandowski é alvo de quatro requerimentos de convocação para explicar fuga de Mossoró na Câmara, mas Fraga retirou itens de pauta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP) da Câmara dos Deputados, Alberto Fraga (PL-DF), retirou de pauta uma série de requerimentos que pediam a convocação do ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública).
Quatro deputados pediram que o ministro fosse convocado para falar sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Identificados como Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, eles estão foragidos há quase um mês.
Os requerimentos de convocação fora apresentados à CSP por três deputados do PL, partido de Fraga, e um do União. O presidente da comissão, no entanto, pediu moderação. Ele afirmou que se encontrará com Lewandowski às 18h desta terça-feira, e pediu “um voto de confiança” aos autores dos requerimentos.
“Não sou de fugir de luta nenhuma. Mas recebi um telefonema do Ministério da Justiça e hoje tenho, às 18h, uma reunião com o ministro Lewandowski. Sinceramente, não acho razoável em uma preimeira reunião a gente já entrar com requerimentos de convocação de um ministro, quando na verdade sequer eu sei qual é o posicionamento dele. Nenhum de nós sabemos. Queria pedir um voto de confiança aos senhores autores dos requerimentos. Queria pedir esse voto de confiança aos senhores. Deixa eu conversar com o ministro Lewandowski. Precisamos do diálogo. Não temos que levar tudo a ferro e fogo. O governo precisa das nossas ideias”, afirmou Fraga.
Ele disse que vai propor a Lewandowski uma data para que ele participe da CSP como convidado. O deputado admitiu que é responsabilidade do ministro apresentar culpados pela fuga, mas disse que Lewandowski não deve ser culpado pelo fato.
“Me perdoem, não acho que o ministro com uma semana [de gestão] possa ser culpado pela fuga dos presidiários no presídio do Mossoró. Acho que ele tem que apresentar culpados. Vamos conhecer o ministro. Uma coisa posso garantir aos senhores: é muito diferente de Flávio Dino”, afirmou Fraga.
Mais cedo, durante um evento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Fraga afirmou que espera ter uma “conversa proveitosa” com Lewandowski. “É uma coisa que ninguém até agora sabe o que aconteceu, eu tenho dito que ali tem culpados. Ali teve negligência, ali teve facilitação. Então nós queremos que nos apresente as explicações ou talvez até mesmo os culpados porque não se admite fuga de um presídio de segurança máxima desse jeito”, pontuou.