metropoles.com

Bancada do agro ignora desculpas do Carrefour e prioriza PL

Frente Parlamentar da Agropecuária vê em “crise de imagem das carnes” chance de avançar com projeto de reciprocidade econômica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mário Agra / Câmara dos Deputados
Foto colorida do plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ignora a carta do Carrefour com pedido de desculpas por ter criticado a carne brasileira e do Mercosul e quer avançar com a proposta que proíbe o Brasil de fechar acordos internacionais com cláusulas ambientais que prejudiquem a exportação de produtos brasileiros.

Na avaliação de integrantes da bancada ruralista, é preciso usar o momento de “crise da imagem das carnes” para fazer a proposta avançar. O grupo tem a chancela do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é membro da frente e foi a reunião desta terça.

O projeto em questão é o Projeto de Lei (PL) nº 1.406/2024, que propõe que o governo brasileiro só deve assinar novos acordos comerciais com países signatários com cláusulas ambientais semelhantes.

O plano acordado na reunião da FPA é o que o texto seja votado o mais rápido possível pelo plenário da Câmara. A urgência para que o projeto não precise passar por outras comissões deve ser votada ainda nesta terça. O relator da proposta será o deputado Zé Vitor (PL-MG).

No encontro, Lira disse que a carta do Carrefour foi “muito fraca”. Para o alagoano, a carta não ameniza o “estrago de imagem que produziu”.

O presidente da Câmara também disse que a França não é “um parceiro atraente” para o Brasil.

“A coisa mais correta nesse momento é combater a desinformação que deve ser crescendo por parte desse protecionismo que é burro. Porque, no que diz respeito as nossas commodities principais, a França não é um parceiro atraente para o Brasil. Não vai modificar em nada a vida dos produtores das exportações brasileiras. Qualquer falta de vontade dos franceses em contato com o produto brasileiro”, declarou.

Outra a comentar o episódio com o Carrefour, a senadora Teresa Cristina (PP-MS), disse no encontro da FPA que as críticas a carne do Brasil é “descabida” e “infeliz”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?