metropoles.com

Fotos: mais de 130 botos são encontrados mortos na Amazônia

Instituto que atua na região ainda investiga as causas das mortes, mas acredita que possa estar relacionada à seca que atinge a Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Zumak / IDSM
Imagem colorida mostra corpo de boto morto em margem de rio na Amazônia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra corpo de boto morto em margem de rio na Amazônia - Metrópoles - Foto: André Zumak / IDSM

Em meio à seca que atinge a Amazônia, mais de 130 botos foram encontrados mortos no Lago Tefé, no Amazonas. A informação foi divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) nesta sexta-feira (29/9).

De acordo com o instituto, é cedo para apontar as causas do evento, mas os especialistas que integram o grupo consideram que a morte dos animais possa estar relacionada ao período de estiagem e ao aumento da temperatura do lago, que chegou a ultrapassar 39°C.

O instituto, em nota publicada nas redes sociais, afirma que tem se dedicado a ações como o monitoramento dos animais vivos e a busca e recolhimento de carcaças.

“Até que a situação seja melhor compreendida, recomendamos para a população da região ter muito cuidado com o contato com a água do Lago Tafé, evitando o uso recreativo no mesmo”, recomenda o instituto.

5 imagens
Instituto que atua na região investiga as causas das mortes, mas acredita que possa estar relacionada à seca que atinge a Amazônia
Mais de 130 botos são encontrados mortos na Amazônia
1 de 5

Botos foram avistados mortos em margem de rio na Amazônia

André Zumak / IDSM
2 de 5

André Zumak / IDSM
3 de 5

André Zumak / IDSM
4 de 5

Instituto que atua na região investiga as causas das mortes, mas acredita que possa estar relacionada à seca que atinge a Amazônia

André Zumak / IDSM
5 de 5

Mais de 130 botos são encontrados mortos na Amazônia

André Zumak / IDSM

Seca na Amazônia

Uma estiagem atinge a Amazônia nos últimos dias. Diversos municípios amazonenses precisaram decretar situação de emergência diante da situação.

A expectativa do governo do estado é de que a estiagem afete a distribuição de água e de alimentos para, aproximadamente, 500 mil pessoas. Na Região Norte do país, o principal meio de transporte é via fluvial, e a falta de chuvas deve impactar a locomoção da população e a entrega de suprimentos de primeira necessidade.

Na última terça-feira (26/9), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), se reuniu, em Brasília, com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), e do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), para discutir medidas de enfrentamento à estiagem no estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?