Fotos: mais de 130 botos são encontrados mortos na Amazônia
Instituto que atua na região ainda investiga as causas das mortes, mas acredita que possa estar relacionada à seca que atinge a Amazônia
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à seca que atinge a Amazônia, mais de 130 botos foram encontrados mortos no Lago Tefé, no Amazonas. A informação foi divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) nesta sexta-feira (29/9).
De acordo com o instituto, é cedo para apontar as causas do evento, mas os especialistas que integram o grupo consideram que a morte dos animais possa estar relacionada ao período de estiagem e ao aumento da temperatura do lago, que chegou a ultrapassar 39°C.
O instituto, em nota publicada nas redes sociais, afirma que tem se dedicado a ações como o monitoramento dos animais vivos e a busca e recolhimento de carcaças.
“Até que a situação seja melhor compreendida, recomendamos para a população da região ter muito cuidado com o contato com a água do Lago Tafé, evitando o uso recreativo no mesmo”, recomenda o instituto.
Seca na Amazônia
Uma estiagem atinge a Amazônia nos últimos dias. Diversos municípios amazonenses precisaram decretar situação de emergência diante da situação.
A expectativa do governo do estado é de que a estiagem afete a distribuição de água e de alimentos para, aproximadamente, 500 mil pessoas. Na Região Norte do país, o principal meio de transporte é via fluvial, e a falta de chuvas deve impactar a locomoção da população e a entrega de suprimentos de primeira necessidade.
Na última terça-feira (26/9), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), se reuniu, em Brasília, com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), e do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), para discutir medidas de enfrentamento à estiagem no estado.