Foto de quatro atrizes defendendo Lei Rouanet é falsa, diz Lupa
Imagem analisada pela agência é uma montagem feita a partir de um registro que foi originalmente postado no Instagram da atriz Cláudia Abreu
atualizado
Compartilhar notícia
Circula nas redes sociais a foto de quatro atrizes – Silvia Buarque, Cláudia Abreu, Renata Sorrah e Júlia Lemmertz – usando uma camisa em defesa da Lei Rouanet durante ato realizado no último sábado (29/9), no Rio de Janeiro, contra a candidatura do deputado Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“É por dinheiro”
Frase que acompanha foto que até as 22h do dia 30 de setembro de 2018 já tinha mais de 200 compartilhamentos no Facebook
A imagem analisada pela Lupa é uma montagem feita a partir de um registro que foi originalmente postado no Instagram da atriz Cláudia Abreu. Na imagem original, ela e Renata Sorrah realmente usam uma camiseta com a hashtag #elenão, mas não há nenhuma menção à Lei Rouanet.
Vale lembrar que a Lei Rouanet foi criada em 1991 e é hoje o principal mecanismo para fomento das atividades culturais no país. De acordo com o texto, o governo federal pode abrir mão de recolher parte do imposto de renda de pessoas físicas e empresas para que essa verba seja usada em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura. O órgão admite, no entanto, que projetos de artistas famosos tendem a ser mais atrativos para as empresas, fato que gera polêmica.
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.