metropoles.com

Foto de quatro atrizes defendendo Lei Rouanet é falsa, diz Lupa

Imagem analisada pela agência é uma montagem feita a partir de um registro que foi originalmente postado no Instagram da atriz Cláudia Abreu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lupa/Divulgação
675-claudia-abreu
1 de 1 675-claudia-abreu - Foto: Lupa/Divulgação

Circula nas redes sociais a foto de quatro atrizes – Silvia Buarque, Cláudia Abreu, Renata Sorrah e Júlia Lemmertz – usando uma camisa em defesa da Lei Rouanet durante ato realizado no último sábado (29/9), no Rio de Janeiro, contra a candidatura do deputado Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“É por dinheiro”
Frase que acompanha foto que até as 22h do dia 30 de setembro de 2018 já tinha mais de 200 compartilhamentos no Facebook

A imagem analisada pela Lupa é uma montagem feita a partir de um registro que foi originalmente postado no Instagram da atriz Cláudia Abreu. Na imagem original, ela e Renata Sorrah realmente usam uma camiseta com a hashtag #elenão, mas não há nenhuma menção à Lei Rouanet.

Vale lembrar que a Lei Rouanet foi criada em 1991 e é hoje o principal mecanismo para fomento das atividades culturais no país. De acordo com o texto, o governo federal pode abrir mão de recolher parte do imposto de renda de pessoas físicas e empresas para que essa verba seja usada em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura. O órgão admite, no entanto, que projetos de artistas famosos tendem a ser mais atrativos para as empresas, fato que gera polêmica.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?