Fórum de microempreendedorismo no DF discute economia verde e inclusão
Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo ocorrerá nesta terça-feira (11/6), aberta ao público e com entrada gratuita
atualizado
Compartilhar notícia
O Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo chega a Brasília, no Distrito Federal, com encontro marcado nesta terça-feira (11/6), das 9h às 13h30. O evento promete ser palco para debates cruciais sobre temas como justiça climática, economia verde e inclusão socioeconômica. A entrada é gratuita.
O encontro será realizado pela manhã no Auditório Serzedello Corrêa, do Tribunal de Conta da União (TCU), e à tarde, na Câmara dos Deputados, reunindo microempreendedores, representantes do setor público e privado, além de especialistas da sociedade civil.
“Realizar esse encontro em Brasília, com reflexões de temas tão urgentes e essenciais com os nossos parceiros do Poder Público, e com a presença de empreendedores e representantes do setor privado e da sociedade civil, é muito importante para a Aliança Empreendedora, que trabalha para conectar esse ecossistema e incentivar a disseminação de informações para que as pessoas se sintam mais seguras para empreender. Sabemos que, em muitos casos, o empreendedorismo é uma das saídas para tirar as famílias da vulnerabilidade, e isso precisa ser visto e trabalhado de forma cuidadosa”, aponta Lina Useche, fundadora da Aliança Empreendedora.
A fundadora também relata sobre a importância do debate. “O Fórum tem como objetivo reunir os próprios empreendedores e financiadores para pensar soluções, facilitando a vida dos microempreendedores, que são fundamentais para a nossa economia. A gente apoiando esse público, o impacto econômico é gigantesco”, reforça Lina.
Um dos pontos de destaque será a mesa de debates sobre os impactos da crise climática nos pequenos negócios e as estratégias para promover a inclusão produtiva das comunidades vulneráveis. Especialistas discutirão ferramentas para impulsionar o desenvolvimento sustentável territorial, conectado à economia verde.
Além disso, o evento abordará o empreendedorismo feminino e as experiências da assistência social com o empreendedorismo de base comunitária. Cases de sucesso serão apresentados, mostrando caminhos para integrar o mundo do trabalho com as oportunidades oferecidas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) — principal caminho de acesso para 35 programas sociais.
“Teremos também uma participação on-line do secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, de como reconstruir a economia. Vai ser um debate extremamente rico. Temos de ter ferramentas para a reestruturação da economia do Rio Grande do Sul, devastado pelas enchentes”, destaca a fundadora da Aliança Empreendedora.
Figuras da sociedade civil e do setor público marcarão presença, incluindo representantes do G-20 Social, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além da deputada federal Soraya Santos e o pesquisador do Ipea, Mauro Oddo.
Nomes do setor privado como Valcleia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Comunidades da Fundação Amazônia Sustentável; Natália Di Ciero Leme, gerente da Fundação Arymax; Ana Gabriela, secretária de Projetos Inovadores do Maranhão; Adriana Barbosa, fundadora do Preta Hub; Lina Useche, co-fundadora da Aliança Empreendedora; e representantes da META, Coca-Cola, Bank of America e Assaí Atacadista.
O evento espera reunir 350 participantes interessados em contribuir para a construção de soluções coletivas para os desafios atuais. As inscrições podem ser feitas por meio do site oficial do Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo.
Programe-se
Quando: 11 de junto (terça-feira)
Horário: das 9h às 13h30
Local: Auditório Serzadello Corrêa, Tribunal de Contas da União (TCU) e Câmara dos Deputados
Entrada gratuita