Fortes chuvas: Lula viajará para o Rio Grande do Sul nesta quinta
Segundo a Defesa Civil gaúcha, 114 municípios foram afetados pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2/5). A visita do petista foi confirmada pelo governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (1º/5).
Eduardo Leite reforçou a necessidade da participação do governo federal nas ações de apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas registradas desde segunda-feira (29/4).
“Conversando com o presidente Lula, ele me manifestou que vai vir ao Rio Grande do Sul amanhã pela manhã. Então, acho que é bastante importante, positivo que venha. Não só para ver o que está acontecendo, mas para ter dimensão da crise que temos, e colocar atenção total, que eu tenho pedido, das Forças Armadas, não apenas para dar apoio às forças do Estado, mas para participar com efetividade”, pontuou o governador do Rio Grande do Sul.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, 114 municípios foram atingidos pelas tempestades dos últimos dias. Ainda de acordo com o órgão estadual, há 21 pessoas desaparecidas, sendo quatro em Roca Sales, oito em Candelária, seis em Encantado, duas em São Vendelino e uma em Salvador do Sul.
As cidades do Rio Grande do Sul têm sofrido com as fortes chuvas dos últimos dias, com deslizamentos de terra, inundações e desabamentos de encostas. A mais recente atualização da Defesa Civil, no início da noite desta quarta, indica que há 10 mortos.
A Força Aérea Brasileira (FAB) auxilia os governos estadual e municipais no resgate de pessoas ilhadas. Foram empregados dois helicópteros – H60L Black Hawk, pertencentes ao Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), que irão continuar o trabalho ao longo da noite.