metropoles.com

Fortalecido nas urnas, PSD ganha tração para reivindicar mais poder

Partido de Gilberto Kassab fez 878 prefeitos pelo país, tem um candidato à presidência da Câmara e deve intensificar articulação para 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Gilberto Kassab tarcísio
1 de 1 Gilberto Kassab tarcísio - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno das eleições municipais deste ano, o Partido Social Democrático (PSD) saiu das urnas fortalecido. A sigla liderada por Gilberto Kassab fez 878 prefeitos no país depois de 12 anos disputando as eleições brasileiras.

A legenda foi fundada em 2011 e esteve nas urnas pela primeira vez em 2012. Com capilaridade eleitoral, o partido deve agora ganhar tração para buscar ainda mais protagonismo na política nacional.

A tentativa de bolsonaristas como Nikolas Ferreira (PL-MG) de tentar frear o crescimento do partido não prosperou. Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram colar à sigla a culpa do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não avançar.

Isso porque o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (MG), faz parte dos quadros do PSD. A ofensiva de vídeos gravados e posts em redes sociais contra a legenda não trouxe reflexos nas urnas.

Com planos ainda em aberto sobre 2026

Nas entrevistas que deu durante a semana, Kassab enfatizou que no plano nacional seu objetivo é atrair o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, defendeu que Tarcísio tente a reeleição em 2026 e que se projete para o pleito presidencial de 2030.

O PSD está na base do governo Lula, tem três ministérios e, em suas declarações nos últimos dias, o presidente da sigla disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não pode ser subestimado”, pois é um nome forte para 2026.

Destacou também, ao longo da semana, que se o PSD tiver um candidato em 2026 será o governador do Paraná, Ratinho Júnior. Ele é bem avaliado no estado e já está no segundo mandato, ou seja: não poderá tentar se reeleger como chefe do Executivo estadual.

Próximo desafio: manter relevância na sucessão do Congresso

Para além das eleições nacionais daqui a dois anos, há uma importante disputa nos próximos meses: a troca de comando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Atualmente, o PSD comanda o Congresso Nacional, sob a presidência de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas o parlamentar vai deixar o cargo em fevereiro de 2025, após dois mandatos.

Desde as eleições de 2022, Kassab trabalha a articulação política para que o PSD não perca uma posição de poder no Legislativo. Na Câmara, o partido tem Antonio Brito (PSD-BA), líder da bancada, como candidato à presidência da Casa.

Embora não seja um favorito para vencer, Brito não está descartado. Depois de fechar uma aliança com o líder do União Brasil na Casa, Elmar Nascimento (União-BA), os dois caminham juntos em campanha, e um deles vai renunciar para que o mais forte permaneça na disputa.

Com a aliança firmada na Câmara entre PSD e União Brasil, o plano de ambos os partidos é que o PSD possa ficar com a vice-presidência do Senado. Atualmente, o favorito na disputa é o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Há uma ala na sigla, no entanto, que defende que o partido tenha candidatura própria, o que é mais improvável, já que Pacheco já sinaliza seu apoio a Alcolumbre.

O presidente do Senado está em Roma cumprindo uma agenda internacional e levou Alcolumbre. Nessa quinta-feira (10/10), se reuniu com o presidente do Senado da Itália, Ignazio La Russa. Na foto que publicou do encontro nas redes sociais, o congressista do Amapá aparece ao seu lado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?