Ford fecha acordo com trabalhadores de fábrica em Taubaté
Em janeiro, a empresa anunciou que encerraria a produção de veículos no Brasil, após 67 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A Ford informou nessa terça-feira (6/4) que fechou um acordo com os trabalhadores da fábrica em Taubaté. A medida alcançará cerca de 750 funcionários, com um valor mínimo de R$ 130 mil. Em janeiro, a empresa anunciou que encerraria a produção de veículos no país, após 67 anos.
Além do valor divulgado, a proposta prevê uma compensação adicional e um programa de qualificação para recolocação dos trabalhadores no mercado. Horistas receberão dois salários extras por ano trabalhado na empresa e mensalistas um salário a mais. Mesmo que a conta seja inferior, todos receberão o valor mínimo de R$ 130 mil.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté afirmou que após 25 reuniões com os dirigentes da Ford, uma votação entre os trabalhadores foi feita para definir se a proposta seria aprovada.
A decisão, no entanto, não foi unânime. Dos 630 funcionários que votaram, somente 55,3% foram a favor. Para os demais, a preocupação era de que o processo seguisse para uma via judicial, o que atrasaria o pagamento das indenizações.
A empresa ainda tem fábricas em Camaçari (BA) e em Horizonte (CE). Segundo uma nota, a “decisão foi tomada na medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução de vendas, resultando em anos de perdas significativas”.