Forças Armadas iniciam varredura em presídio de Monte Cristo, em RR
O estado é o primeiro a receber as tropas. A penitenciária foi palco de um massacre de mais de 30 presos no último dia 6
atualizado
Compartilhar notícia
As Forças Armadas iniciaram na manhã desta sexta-feira (27/1), pela Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), o trabalho de varredura nas celas e área administrativa do presídio. O estado é o primeiro a receber as tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. A penitenciária foi palco de um massacre de mais de 30 presos no último dia 6.
O trabalho principal dos militares será de uso de detectores de metais nas celas e na área administrativa. Equipamentos mais sofisticados empregados nos Jogos Olímpicos Rio-2016 e na Copa do Mundo de 2014 também serão usados agora, inclusive, os que detectam armas dentro de paredes e enterradas no chão.
O Exército fará uma ação eminentemente técnica, sem contato com os presos. A ideia é que o trabalho seja feito ao longo do dia e, além do pessoal que faz a varredura, tem o efetivo que protege os militares, para que não haja nenhuma surpresa. O trabalho é todo feito em conjunto com forças locais do sistema carcerário e Polícia Militar.
Além de Roraima, outros quatro estados pediram ajuda ao governo federal para ajudar na varredura das celas e instalações: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio Grande do Norte.