metropoles.com

Força-tarefa apreende azeite falso e feijão com impurezas em SP

Ao todo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tirou de circulação 6.031 garrafas de azeite de oliva 28 toneladas de feijão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
ministério da agricultura
1 de 1 ministério da agricultura - Foto: Divulgação

Uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), entre 20 e 24 de novembro, apreendeu 6.031 garrafas de azeite de oliva falsificados, em fábricas e comércios de São Paulo. As autoridades descartaram 16.380 litros do produto por estarem impróprios para consumo.

De acordo com Kleber Basso, chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes do Mapa, o azeite é objeto constante de falsificação. “A adulteração desse item é uma prática recorrente, sendo alvo frequente de fiscalizações para garantir a autenticidade e segurança alimentar”, destacou. As inspeções ocorrem especialmente no fim do ano, quando o compra do artigo aumenta devido às festas de fim de ano.

O azeite é a segunda mercadoria mais adulterada do mundo e, nesse quesito, fica atrás apenas do pescado. É comum que a alteração seja feita pela mistura de corantes e aromatizantes artificiais.

A ação também retirou de circulação 28 toneladas de feijão, que continham alto teor de impurezas e até mesmo pedras. Os pacotes tinham misto de soja, a qual pode provocar alergia e colocar em risco a saúde dos consumidores.

A equipe do Mapa intimou os estabelecimentos a se adequarem às Boas Práticas de Fabricação. A embaladora responsável também foi fiscalizada. Os itens serão analisados, e as marcas divulgadas após laudo definitivo.

Coordenada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, a ação conjunta contou com apoio de auditores fiscais e agentes dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Piauí.

Com informações da Agência Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?