Força Nacional vai atuar em terra indígena no Pará
Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Atuação em apoio à Funai vai acontecer na terra indígena Alto Rio Guamá
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na terra indígena Alto Rio Guamá, no Pará. O pedido havia sido feito pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
A portaria nº 105, assinada pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, vai atuar “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”. De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, a ação vai durar 90 dias.
Veja a publicação:
Autorização da Força Nacional em terra indígena no Pará by Metropoles on Scribd
O contingente depende de ordem da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, com apoio logístico da Funai.
A Força Nacional já havia sido autorizada a atuar no Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins, na terra indígena Parakanã, também no Pará, no último dia 13. Desde então, os agentes prestam apoio ao Ministério da Saúde.
A pasta desenvolve atividades e serviços para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. No início do mês de junho, o Ministério Público Federal (MPF) visitou a região e identificou alguns invasores e donos de boiadas que ameaçam constantemente os indígenas, que vivem em área demarcada.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.