Força Nacional atuará no RS a partir desta quarta, diz Eduardo Leite
Em publicação na rede social X, o governador do RS afirmou que o reforço da Força Nacional será, inicialmente, de 100 “homens”
atualizado
Compartilhar notícia
Por meio da rede social X (antigo Twitter), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que o pedido do estado pela Força Nacional será atendido a partir desta quarta-feira (8/5).
É previsto para que, inicialmente, o reforço seja de 100 “homens”, número que deve aumentar, posteriormente, para 300 agentes, de acordo com o governador.
Na publicação, Leite ainda agradeceu a atuação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e aos estados que estão enviando efetivo neste momento de calamidade.
Leia a publicação na íntegra:
“Recebi a informação de que o nosso pedido pela Força Nacional para reforçar o policiamento foi atendido. A partir de amanhã, começa a chegada desse importante apoio, inicialmente com 100 homens e, em seguida, com mais 300. Obrigado ao @mjspgove [Ministério da Justiça e Segurança Pública] e a todos os Estados que estão enviando efetivo neste momento.”
Vítimas
O número de mortos após as enchentes no Rio Grande do Sul subiu, na manhã desta terça-feira (7/5), para 90. Há ainda quatro óbitos sob investigação, 131 pessoas desaparecidas e 362 feridos. A informação consta no mais recente boletim da Defesa Civil do estado.
Até o momento, 1.408.993 pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes em 397 municípios. Desse total, quase 156 mil estão desalojadas, e outras 48 mil foram acolhidas em abrigos.
Doações
Água potável é o item mais necessário entre as vítimas do desastre que atinge o Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil do estado. Os Centros Regionais de Doações, instalados em algumas cidades gaúchas, estão recebendo itens para auxiliar os atingidos.
O governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro com o objetivo de ajudar as vítimas de enchentes no estado. As doações enviadas para este canal serão revertidas em apoio humanitário e reconstrução da infraestrutura das cidades. (Chave Pix: 92.958.800/0001-38 (CNPJ) | Nome: SOS Rio Grande do Sul |Banco: Banrisul).