metropoles.com

Força Nacional de Segurança Pública vai atuar por 30 dias no Amazonas

Ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou pelo Twitter emprego do contingente; portaria foi publica nesta terça-feira (8/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministério da Justiça e Segurança Pública
d146f019-e981-4bf3-bdff-27f28b8d81c3
1 de 1 d146f019-e981-4bf3-bdff-27f28b8d81c3 - Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao governo do Amazonas nas ações de combate ao crime organizado na capital e no interior do estado.

A Força Nacional deverá atuar por 30 dias, a contar desta terça-feira (8/6), data em que foi publicada a portaria autorizando o emprego. Poderá haver prorrogação desse prazo, caso necessário.

A cidade-sede da operação da FNSP será a capital, Manaus. Ainda não há definição do contingente a ser disponibilizado.

Na noite dessa segunda-feira (7/6), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, atendeu pedido do governador Wilson Lima (PSC) para reforçar a segurança da capital amazonense.

“Atendendo a solicitação do governador do Amazonas, Wilson Lima, e visando ajudar no restabelecimento da paz e da ordem na capital do estado, acabo de autorizar o emprego da Força Nacional em Manaus. O planejamento operacional está sendo definido pela Senasp, do Ministério da Justiça”, escreveu Torres, pelo Twitter.

Manaus e cidades do interior do Amazonas têm sido palco de ataques por suspeitos de integrarem organização criminosa no estado, após a morte de um traficante.

Informações do departamento de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSPAM) apontam que a motivação para o início das ações de vandalismo foi a morte, na madrugada de domingo, do traficante Erick Batista Costa, o Dadinho.

Até o início da noite de domingo (6/6), ao menos 21 veículos e quatro agências bancárias foram incendiadas.

Informações do departamento de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSPAM) apontam que a motivação para o início das ações de vandalismo foi a morte, na madrugada de domingo, do traficante Erick Batista Costa, o Dadinho.

O emprego da Força Nacional foi autorizado por uma portaria publicada na edição desta terça-feira (8/6) do Diário Oficial da União (DOU). Veja a íntegra da portaria:

O que diz a lei?

Criada em 2004, a Força Nacional foi idealizada como um auxílio do governo federal aos estados para controlar situações de segurança pública que desafiam as autoridades locais.

A Força Nacional é composta por policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais de perícia dos estados e do Distrito Federal.

A legislação permite que a Força Nacional seja empregada em qualquer parte do território do país, mediante solicitação expressa do respectivo governador de estado ou do Distrito Federal.

Na prática, o grupo auxilia em investigações de infração penal, ações de inteligência, apoio na ocorrência de catástrofes ou desastres coletivos, apoio a ações que visem à proteção de indivíduos, grupos e órgãos.

Cabe também à Força Nacional proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais, fiscalização ambiental, atuação na prevenção a crimes e infrações ambientais, e execução de tarefas de defesa civil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?