metropoles.com

Força Nacional começa a atuar hoje em 8 estados por segurança no CNU

Atuação da Força Nacional de Segurança Pública, para garantir a segurança ao CNU, vai desta sexta-feira (3/5) até a próxima segunda (6/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
policiais
1 de 1 policiais - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) começam a atuar, nesta sexta-feira (3/5), em oito estados do país para dar segurança adicional ao Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”. A prova será aplicada nacionalmente no próximo domingo (5/5), mas o emprego da Força Nacional vai durar quatro dias, desta sexta até a próxima segunda-feira (6/5).

Apesar da calamidade causade pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, o governo optou por manter a data de aplicação do concurso em todo o país.

De acordo com as portarias assinadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a Força Nacional será empregada na garantia da ordem pública e na segurança de pessoas e do patrimônio.

Os estados que terão o apoio da Força Nacional para o certame são: Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Roraima. Nesta sexta, o Rio de Janeiro foi incluído na lista.

No Acre, a Força Nacional reforçará a segurança no município de Cruzeiro do Sul. No Amazonas, serão atendidos os municípios de Tabatinga, Coari, Lábrea, Tefé e São Gabriel da Cachoeira.

Em Mato Grosso, a ação ocorrerá em Alta Floresta. Em Mato Grosso do Sul, Corumbá é o município atendido. Em Roraima, as tropas estarão em Rorainópolis. No Pará, cinco municípios contarão com a presença da FNSP para fortalecer o ambiente de segurança para a aplicação das provas do CNU: São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção.

No Maranhão, a ação se dará em todo o estado. Já no Rio de Janeiro, a ação da Força Nacional se dará por um prazo maior, de 30 dias, no período de 1º a 30 de maio, e também em todo o estado.

Por motivos de segurança dos agentes e da população, o Ministério da Justiça não divulga o número do efetivo mobilizado nas operações.

O emprego da Força Nacional ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública de cada estado, sob coordenação da Polícia Federal (PF) e em colaboração com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que coordena a organização do CNU.

“Os agentes vão agir para evitar possíveis tumultos ou ameaças à integridade dos participantes. A presença da Força Nacional será crucial em casos de emergências. Nosso efetivo está preparado para fornecer uma resposta rápida e eficaz, além de garantir o bem-estar de todos os presentes”, disse o diretor da FNSP, Fernando Alencar.

Segurança também contra fraudes e vazamentos

Além disso, a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça vai apoiar as ações contra fraudes e vazamento de informações das provas, em 228 municípios das 27 unidades federativas. Vão atuar as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além dos Corpos de Bombeiros Militares.

A segurança reforçada se deve ao fato de que este é o maior certame público já realizado no país, com 2,1 milhões de inscritos. Modelo novo de seleção pública, inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o concurso vai escolher, de uma só vez, 6.640 profissionais para ocupar cargos em 21 órgãos públicos federais.

A prova abrangerá questões objetivas e dissertativas específicas para cada área de atuação, com aplicação em 228 cidades de todas as unidades federativas do Brasil.

Veja lista de cidades onde será aplicado o Concurso Nacional Unificado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?