Força Nacional atuará na fronteira com a Bolívia contra tráfico de drogas
Força Nacional atuará na região por 90 dias. Também foram prorrogadas ações no Amazonas e do Ibama
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao estado de Mato Grosso e aos órgãos de segurança pública na região fronteiriça Brasil-Bolívia. A atuação será na prevenção e repressão contra tráfico de drogas, organização criminosa e delitos transfronteiriços por 90 dias.
As determinações estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Conforme o MJSP, a operação terá apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.
O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional.
Prorrogações
O Ministério da Justiça também prorrogou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Amazônia Legal, nas ações de fiscalização e de repressão aos desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, além de combate a incêndios florestais e queimadas.
Também foi prorrogado o emprego da Força Nacional em apoio à Polícia Federal no estado do Amazonas, com o objetivo de garantir a proteção dos indígenas e das populações tradicionais de Nova Olinda do Norte (AM) e região, considerando os limites com Borba e Maués.
Todas as medidas estão em vigor.