Foragido, Allan dos Santos debocha de Moraes no Instagram: “Chora, Xandão”
Escondido nos Estados Unidos, o blogueiro extremista aparece em uma foto com suposto visto de trabalho
atualizado
Compartilhar notícia
Considerado foragido pela Justiça do Brasil, o blogueiro Allan dos Santos usou o Instagram para debochar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo impedido por decisão da Corte de ter contas nas redes sociais, o extremista abriu seu 31º perfil e postou foto segurando um suposto visto de trabalho nos Estados Unidos com a legenda: “Chora, Xandão. Foragido é seu forevis”.
O post é uma afronta a diversas decisões da Corte Suprema brasileira. Allan dos Santos teve a prisão determinada pelo STF, em outubro de 2021, e é investigado em dois inquéritos no órgão: um sobre a propagação de fake news e outro sobre participação em milícias digitais que ameaçariam a democracia brasileira. Ele ainda está na lista de procurados da Interpol, e sua extradição depende da atuação do Ministério da Justiça brasileiro.
Na decisão que determinou a prisão do blogueiro, Moraes ressaltou que existe “uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.
Ainda segundo Moraes, medidas decretadas anteriormente foram inúteis, pois “o investigado continua a incorrer nas mesmas condutas investigadas, ou seja, permanece a divulgar conteúdo criminoso, por meio de redes sociais, com objetivo de atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização; gerar animosidade dentro da própria sociedade brasileira, promovendo o descrédito dos poderes da república, além de outros crimes, e com a finalidade principal de arrecadar valores”.
Neste sábado (18/2), Allan dos Santos voltou a confirmar a afronta. Veja post:
Ver essa foto no Instagram
Encontro com Bolsonaro
Em 31 de janeiro, o extremista participou de encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a comunidade brasileira em Orlando, nos Estados Unidos. O evento foi promovido por uma organização conservadora de brasileiros que moram na Flórida.
Durante o encontro, organizado pela Yes Brazil USA, Bolsonaro citou Allan dos Santos, que estava na plateia. Em seu discurso, o ex-mandatário disse: “Eu tenho encontrado com quem, Allan dos Santos? Vários brasileiros que querem voltar para o Brasil, mas estão temerosos com a sua liberdade lá em nosso país”.
O blogueiro ainda apareceu em alguns dos vídeos postados pelos organizadores. Em um deles, é visto comendo com os convidados, além de ter sido marcado em fotos que os participantes publicaram no Instagram. Allan dos Santos mora nos EUA desde 2020.