metropoles.com

Fome é tema da Campanha da Fraternidade de 2023

É a terceira vez que a fome é o tema da Campanha da Fraternidade, movimento da Igreja Católica que marca a Quaresma no Brasil desde 1964

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metropoles
Imagem colorida mostra criança negra segurando um prato de comida; fome assola várias famílias pelo país - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra criança negra segurando um prato de comida; fome assola várias famílias pelo país - Metrópoles - Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

A Campanha da Fraternidade tem a fome como tema em 2023. O movimento, promovido pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964, marca a Quaresma, período religioso entre o Carnaval e a Páscoa.

É a terceira vez que a fome é tema da Campanha promovida pela Igreja Católica. A volta se deve à urgência da situação no país. Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no Brasil.

Além disso, após uma década, o país voltou a aparecer no Mapa da Fome divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O tema escolhido pela CNBB tem o lema do Evangelho de Mateus “Dai-lhes vós mesmo de comer!”. A frase é dita por Jesus Cristo pouco antes do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes para alimentar uma multidão.

Segundo a sede da CNBB, em Brasília, um dos objetivos deste ano é “propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano”.

A cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade de 2023 foi realizada com uma Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, sede da CNBB, em Brasília, a partir das 9 horas.

Durante o lançamento da Campanha, o secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, defendeu o direito à alimentação saudável e pregou contra o desperdício. Além disso, comentou sobre a situação crítica no país, em relação à fome.

“Se a fome de uma única pessoa já nos deve incomodar, como nos tornarmos indiferentes diante da fome de inúmeros irmãos e irmãs?”, questionou Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB. Ele ainda acrescentou que “segurança alimentar e democracia andam juntas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?