metropoles.com

“Fome e pobreza enfraquecem democracia”, diz Lula em reunião do G20

Sob a presidência do Brasil, o G20 aprovou nesta quarta-feira os termos para uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Lula discursou

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CanalGov
Presidente Lula durante a reuniao de pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
1 de 1 Presidente Lula durante a reuniao de pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza - Foto: Reprodução/CanalGov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (24/7) que o problema da fome e da pobreza no mundo “enfraquece a democracia”. A declaração foi dada durante a reunião que estabeleceu a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa do Brasil na presidência do G20.

“A fome e a pobreza inibem o exercício pleno da cidadania e enfraquecem a própria democracia. Erradicá-las equivale a uma verdadeira emancipação política para milhões de pessoas”, defendeu o chefe do Executivo brasileiro.

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), divulgado nesta quarta-feira (24/7), a fome atingiu cerca de 733 milhões de pessoas no mundo em 2023

Em sua fala, Lula criticou a concentração de renda na mão dos super-ricos e reforçou o desejo do país de liderar um esforço mundial para a taxação dos bilionários.

“Nunca tantos tiveram tão pouco e tão poucos concentraram tanta riqueza. Em pleno século 21, nada é tão absurdo e inaceitável quanto a persistência da fome e da pobreza, quando temos à disposição tanta abundância, tantos recursos científicos e tecnológicos e a revolução da inteligência artificial”, destacou o brasileiro.

“Os super-ricos pagam proporcionalmente muito menos impostos do que a classe trabalhadora. Para corrigir essa anomalia, o Brasil tem insistido no tema da cooperação internacional para desenvolver padrões mínimos de tributação global, fortalecendo as iniciativas existentes e incluindo os bilionários”, complementou Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?