Folha de pagamentos do INSS: Dataprev promete “rapidez” com nova plataforma
Órgão diz que nova plataforma lançada vai cortar pela metade tempo de processamento da folha; 38,2 milhões de brasileiros serão contemplados
atualizado
Compartilhar notícia
A Dataprev implementou uma nova tecnologia de processamento mensal da folha de pagamentos de pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que beneficia 38,2 milhões de cidadãos.
Segundo o governo, a empresa de tecnologia terá um novo ambiente tecnológico – plataforma baixa – para a execução do processamento da folha de pagamentos. A promessa é que a nova plataforma melhore a performance e a rapidez dos processos. Com isso, o tempo de processamento deve cair pela metade.
“O tempo anterior desse processo antes somava 96 horas e isso está diminuindo para 48 horas”, explicou o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção. “(O processamento da folha) É considerado a tarefa mais importante da casa, então diminuir esse tempo libera energias nossas. Libera tempo para a gente fazer coisas que são até mais importantes, como análise desses dados, comparativos, estudos que só podem ser pensados depois da execução”.
Até então, a folha de pagamentos estava hospedada e era executada em um equipamento mainframe (computador de grande porte), que utilizava tecnologia na chamada “plataforma alta”.
Agora, a partir do mês de julho, o processamento da folha começou a ser feito na “plataforma baixa”, com sistemas que utilizam linguagens mais modernas de computação.
O lançamento da nova plataforma foi apresentado nesta quarta-feira (19/7), em Brasília, pelo presidente da Dataprev, pelo secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas, e pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em entrevista coletiva.
Stefanutto destacou que essa economia de algumas horas no processamento “faz muita diferença” na rotina interna do INSS. Segundo ele, os servidores podem usar tempo a tornar o aplicativo Meu INSS “mais amigável”, a auxiliar na prova de vida e em bancos de dados para que os brasileiros gastem menos tempo com a burocracia.
Segundo o presidente da empresa, Rodrigo Assumpção, esse é mais um marco de modernização do Dataprev. Ele destacou que a folha de pagamentos brasileira é uma das maiores do mundo. “Obviamente, você tem que investir em tecnologia para isso”.
A iniciativa é fruto de parceria entre Dataprev, INSS, Ministério da Previdência Social e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ao qual a empresa é vinculada.