metropoles.com

Foi um judeu que descobriu a América? Entenda

Pesquisa controversa de cientista espanhol usou DNA de restos mortais para apontar uma origem diferente do explorador Cristóvão Colombo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Pintura de Cristovao Colombo - Metrópoles
1 de 1 Pintura de Cristovao Colombo - Metrópoles - Foto: Reprodução

Um documentário exibido na emissora espanhola RTVE defende que uma análise de DNA teria comprovado que o navegante Cristóvão Colombo teria origem judia. A pesquisa é do cientista espanhol José Antonio Lorente, mas ainda não passou por revisão de outros pesquisadores.

Segundo o filme “12 de Outubro, Dia da Hispanidade”, o explorador não seria de Gênova, na Itália, como é entendido na historiografia, mas sim um judeu sefardita natural de Valência, na Espanha.

O judeu safardita é aquele que é descendente de judeus que viviam na Península Ibérica, antes da expulsão deles no final do século XV.

Lorente afirma que fez uma longa pesquisa de 20 anos, a partir de vestígios mortais de Colombo e do filho dele, Fernando Colombo.

Pesquisadores questionam

Em entrevista para o documentário, o historiador Francesc Albardaner deu aval para a pesquisa do espanhol, e disse que os escritos de Colombo têm influência judaica.

No entanto, outros pesquisadores questionam a veracidade desses vestígios mortais de Colombo e fizeram declarações contrárias.

O especialista forense Antonio Alongo disse para o jornal português Público que o documentário não apresenta dados suficientes para confirmar a teoria de que Colombo era judeu.

Da mesma maneira, o antropólogo forense Miguel Botella declarou para o jornal El Pais que os dados da pesquisa não foram publicados e estão sem revisão pelos pares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?