“Foi como uma bomba atômica”, diz sobrevivente de explosão em SP
Explosão em posto de combustível de Rio Claro matou uma pessoa e deixou ao menos 14 feridos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O microempreendedor José Custódio Ferreira (foto em destaque), 55 anos, voltou ao posto de combustível onde um caminhão explodiu na noite dessa quarta-feira (30/6) em Rio Claro, no interior de São Paulo, para ver o que restou de sua van. A morte de uma pessoa foi confirmada na manhã desta quinta-feira (1°/7). Ao menos 14 ficaram feridas.
Ferreira estava dentro da cabine de seu carro, a cerca de 10 metros do acidente, quando decidiu dar marcha à ré para deixar o local, mas foi surpreendido pela explosão. Na hora do susto, ele conseguiu salvar apenas o celular e a carteira.
“Foi como uma bomba atômica e eu estava dentro dela. Eu me cortei todo, saí tropeçando nos destroços. Queria me salvar. O pessoal disse que ia explodir tudo, e parecia mesmo”, disse ao Metrópoles na madrugada desta quinta (1°/7).
Duas pessoas foram encaminhadas à Santa Casa de Rio Claro. Entre eles, o paciente de 42 anos, que morreu nesta quinta. Um boletim sobre o estado de saúde da outra vítima que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deve ser divulgado em breve. O estado de saúde dela é considerado grave.
O microempreendedor diz que não havia reparado que estava ensanguentado, até que um bombeiro o socorreu e o conduziu a uma ambulância para ser levado a um pronto-socorro na região. Ferreira sofreu ferimentos leves na mão e no pescoço e foi liberado pela equipe médica.
Passado o susto, ele agora pensa nas perdas financeiras que acumulou no acidente. O sobrevivente usa a van, que não tem seguro, para vender chocolates para postos de combustíveis, lojas de conveniência e floriculturas. Ele mora em Itápolis, a 185 km de Rio Claro.
Ferreira calcula prejuízo de R$ 70 mil, entre o veículo e a carga perdida. O automóvel e os chocolates foram completamente destruídos pela labareda. “Essa é a minha única ferramenta de trabalho, meu ganha-pão. Mas isso não é nada perto do que eu vejo. Foi um milagre de Deus”, finaliza.
Uma perícia será realizada na manhã desta quinta para averiguar as causas do acidente em Rio Claro. O posto de combustível está isolado desde a noite de quarta.