metropoles.com

“Foi como uma bomba atômica”, diz sobrevivente de explosão em SP

Explosão em posto de combustível de Rio Claro matou uma pessoa e deixou ao menos 14 feridos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Explosao em Rio Claro
1 de 1 Explosao em Rio Claro - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O microempreendedor José Custódio Ferreira (foto em destaque), 55 anos, voltou ao posto de combustível onde um caminhão explodiu na noite dessa quarta-feira (30/6) em Rio Claro, no interior de São Paulo, para ver o que restou de sua van. A morte de uma pessoa foi confirmada na manhã desta quinta-feira (1°/7). Ao menos 14 ficaram feridas.

Ferreira estava dentro da cabine de seu carro, a cerca de 10 metros do acidente, quando decidiu dar marcha à ré para deixar o local, mas foi surpreendido pela explosão. Na hora do susto, ele conseguiu salvar apenas o celular e a carteira.

“Foi como uma bomba atômica e eu estava dentro dela. Eu me cortei todo, saí tropeçando nos destroços. Queria me salvar. O pessoal disse que ia explodir tudo, e parecia mesmo”, disse ao Metrópoles na madrugada desta quinta (1°/7).

Duas pessoas foram encaminhadas à Santa Casa de Rio Claro. Entre eles, o paciente de 42 anos, que morreu nesta quinta. Um boletim sobre o estado de saúde da outra vítima que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deve ser divulgado em breve. O estado de saúde dela é considerado grave.

5 imagens
1 de 5

Sam Pancher/Metrópoles
2 de 5

Sam Pancher/Metrópoles
3 de 5

Sam Pancher/Metrópoles
4 de 5

Sam Pancher/Metrópoles
5 de 5

Sam Pancher/Metrópoles

O microempreendedor diz que não havia reparado que estava ensanguentado, até que um bombeiro o socorreu e o conduziu a uma ambulância para ser levado a um pronto-socorro na região. Ferreira sofreu ferimentos leves na mão e no pescoço e foi liberado pela equipe médica.

Passado o susto, ele agora pensa nas perdas financeiras que acumulou no acidente. O sobrevivente usa a van, que não tem seguro, para vender chocolates para postos de combustíveis, lojas de conveniência e floriculturas. Ele mora em Itápolis, a 185 km de Rio Claro.

Ferreira calcula prejuízo de R$ 70 mil, entre o veículo e a carga perdida. O automóvel e os chocolates foram completamente destruídos pela labareda. “Essa é a minha única ferramenta de trabalho, meu ganha-pão. Mas isso não é nada perto do que eu vejo. Foi um milagre de Deus”, finaliza.

Uma perícia será realizada na manhã desta quinta para averiguar as causas do acidente em Rio Claro. O posto de combustível está isolado desde a noite de quarta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?