Foguete brasileiro explode durante lançamento na Base de Alcântara
Artefato estava equipado com satélite destinado a experimentos científicos. Não houve feridos
atualizado
Compartilhar notícia
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a explosão de um foguete lançado no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, nesta sexta-feira (13/11). O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) apura o acidente com o modelo suborbital VS-40M V03 (foto abaixo). Segundo a FAB, ninguém se feriu.
A falha ocorreu um dia depois da simulação do lançamento ter sido feita com sucesso. O resultado dos testes realizados na quinta-feira (12) serviu de base para o lançamento realizado hoje.
O foguete VS-40M V03 estava equipado com o Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara), uma plataforma de experimentos no espaço, destinada ao desenvolvimento de produtos na área de engenharia, eletrônica, sistemas embarcados.
De acordo com o site da FAB, o Sara permitiria a realização de estudos científicos e tecnológicos de pesquisadores brasileiros por até 10 dias em ambiente de microgravidade.
No fim da tarde, a FAB divulgou nota sobre o episódio:
“Durante a operação de lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara), às 14h20 local desta sexta-feira (13/11), no Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão, houve uma falha do motor do veículo VS-40M no momento da ignição que causou a sua perda. O veículo encontrava-se na rampa de lançamento e não chegou a decolar. Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos. Uma comissão será designada para apurar as causas do incidente.”