Incêndio destrói 15 mil hectares do Parque Nacional das Emas em Goiás
Tempo seco e vento forte dificultam o trabalho de contenção do fogo que atinge a vegetação do local desde sexta-feira (9/7)
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Cerca de 15 mil hectares do Parque Nacional das Emas, em Goiás, já foram destruídos pelas chamas de um incêndio que atinge a vegetação do local desde o início da noite de sexta-feira (9/7).
Homens do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tentam conter as chamas que avançam pelo mato seco do cerrado. Ao todo, 70 pessoas estão envolvidas na operação.
O tempo seco que acomete a região Centro-Oeste nesta época do ano e os fortes ventos têm dificultado o trabalho. A direção do parque informou que o fogo se espalhou, principalmente, na parte centro-sul do local.
Veja:
As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. As equipes, tanto dos bombeiros quanto dos brigadistas, serão reforçadas para tentar conter as chamas. Um dos esforços é evitar que o fogo se alastre para as propriedades que ficam no entorno do parque.
Conservação do cerrado
O Parque Nacional das Emas é um dos dois parques nacionais que existem em Goiás, ao lado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ambos são áreas de conservação do que restou do bioma cerrado, em regiões marcadas pelo avanço do agronegócio.
Com uma área total de 131,8 mil hectares, o Parque Nacional das Emas expande-se pelos municípios de Mineiros, Chapadão do Céu e Serranópolis, em Goiás, e parte da cidade de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul.
O parque, que tem 60 anos, é conhecido pela grande diversidade de espécies da fauna do cerrado. É local, ainda, de desenvolvimento de inúmeras pesquisas científicas e trabalhos de educação ambiental. Em 2001, foi declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco.