Fogo atingiu 80% do Parque do Juquery, na Grande São Paulo
Extensão dos danos causados por queimada foi estimado pela Prefeitura de Franco da Rocha. Bombeiros dizem que queda de balão causou incêndio
atualizado
Compartilhar notícia
![juquery](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2021/08/24103834/juquery.jpg)
São Paulo – O incêndio que queima há 33 horas o Parque Estadual do Juquery consumiu 80% da área de preservação. Os dados são da Prefeitura de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, onde o parque está localizado.
As chamas atingiram uma área de 1.600 dos 2 mil hectares do Parque do Juquery, que é a última reserva do cerrado na região metropolitana de São Paulo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi causado pela queda de um balão no fim de semana, prática que é proibida em todo estado de SP.
“Temos equipes para apagar pequenos focos. A madeira queima em profundidade, quer dizer, queima dentro. Você pode apagar do lado de fora, e depois existe o risco de reignição, por causa do tempo seco, e pode queimar de novo”, explicou o Major Palumbo ao G1 nesta terça.
Cerca de 300 pessoas no combate
Devido ao tempo seco, a fuligem da queimada se espalhou por boa parte da região metropolitana. Neste momento, cerca de 300 pessoas estão envolvidas na operação de combate, de acordo com a prefeitura.
As cinzas do incêndio no parque estadual foram transportados pelo vento para a capital paulista. Moradores de diversas regiões relataram uma “chuva de fuligem” invadindo casas desde domingo (22/08).