Focus: mercado prevê alta na taxa de juros na próxima reunião do Copom
O Focus, que traz previsão do mercado, diz que taxa básica de juros subirá dos atuais 10,50% para 11,25% ao ano na próxima reunião do Copom
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado financeiro, por meio do relatório Focus, prevê um aumento na taxa básica de juros do país, a Selic, fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na próxima reunião do comitê, realizada em 17 e 18 de setembro.
Os analistas estimam que o índice suba dos atuais 10,50% para 11,25% ao ano.
As informações estão presentes no último relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (9/9) pelo Banco Central. Os dados são fruto de análise de mais de 150 analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente na pesquisa do BC.
Taxa de juros subirá para 11,25%, segundo Focus
Atualmente a Selic está em 10,50% ao ano, após o BC decidir manter, pela segunda vez seguida, o valor na última reunião do Comitê de Política Monetária, realizada em 31 de julho.
Ou seja, os dados do relatório desta segunda-feira indicam que os analistas do mercado financeiro esperam por uma nova elevação do índice ainda em 2024.
Inflação e PIB
Os analistas do mercado financeiro consultados pelo BC aumentaram a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país, para este ano pela oitava semana seguida. O Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 cresceu pela 4ª semana consecutiva.
O mercado alterou a projeção da inflação de 2024 de 4,26% para 4,30%. Enquanto o PIB apresentou alta significativa de 0,22 ponto percentual, indo de 2,46% para 2,68%.