Flordelis entra com representação contra relator de processo na Câmara
Em nota, defesa da parlamentar alega que deputado Alexandre Leite (DEM) participou de uma live com “blogueiros sensacionalistas”
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A defesa da deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD), acusada de mandado matar o marido, o pastor Anderson do Carmo, anunciou nas redes sociais da parlamentar que entrou, na última segunda-feira (19/4), com uma representação contra o deputado Alexandre Leite (DEM), relator do processo disciplinar que pode culminar com a perda do mandato, e, consequentemente, levar a deputada à prisão.
De acordo com o comunicado, o motivo seria o fato de o deputado ter participado de uma live com “blogueiros sensacionalistas”:
“Nesta mesma live, o relator se reuniu também com o assistente de acusação do processo do júri, que não é parte no processo disciplinar, o elogiando e aconselhando sobre como proceder no seu papel acusatório”, diz um trecho da nota.
“A defesa identificou também nas palavras que o relator utilizou nesta live, que seus encaminhamentos formais na Comissão de Ética são na verdade uma tática diversionista, ele declarou que não pretende usar as oitivas para formar suas conclusões, mas sim o material que recolhe na Internet, a partir de um “monitoramento” que montou sobre a deputada”, segue.
A defesa chama ainda o comportamento do relator de ‘ilegal’, e espera poder se reunir com o presidente da Comissão de Ética, que julga o processo disciplinar. Até o momento, no entanto, a representação ainda não foi apreciada.
O Conselho de Ética está na fase de oitiva com testemunhas do caso. Flordelis ainda terá oportunidade de apresentar a sua defesa. O advogado da parlamentar afirma que ainda não recebeu todas as provas para entregar suas alegações finais. Depois, o colegiado votará relatório sobre a recomendação ou não da cassação do mandato. Se a conclusão for pela quebra de decoro parlamentar, o caso vai a plenário, onde haverá a votação definitiva sobre a perda do mandato.