metropoles.com

Flávio Dino sobre prisão de Brennand: “Vitória da Justiça”

Thiago Brennand foi preso nos Emirados Árabes e desembarcou, sob escolta policial, neste sábado em São Paulo. Ele será levado à sede da PF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Imagem colorida mostra o empresário Thiago Brennand vestindo um blaser cinza e uma camisa branca. Ele está de perfil fumando um charuto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o empresário Thiago Brennand vestindo um blaser cinza e uma camisa branca. Ele está de perfil fumando um charuto - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino celebrou a conclusão do processo de extradição do herdeiro e empresário Thiago Brennand. Acusado de estupro, tortura, ameaça e cárcere privado, o empresário estava nos Emirados Árabes e foi preso, retornando ao Brasil sob escolta policial neste sábado (29/4).

“Notório agressor de mulheres já no Brasil”, disse Flávio Dino, no Twitter. Ele acrescentou: “Que o fato sirva de mensagem contra outros agressores.”

Veja:

Alvo

Thiago Brennand desembarcou por volta das 18h no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP). Ele é alvo de cinco pedidos de prisão expedidos pela Justiça no Brasil e foi para os Emirados Árabes em 4/9 de 2022, pouco antes de ser denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).

O MP ordenou o retorno imediato ao Brasil e a entrega do passaporte, o que não foi obedecido. Dessa forma, decretou-se o pedido de prisão preventiva e o empresário entrou na chamada lista de difusão vermelha da Interpol. A medida notifica os estados-membros a existência de mandados de prisão pendentes de cumprimento.

Ele está preso desde o dia 17/4, após o julgamento do processo de extradição e a autorização da prisão pelos Emirados Árabes. Em outubro, Thiago Brennand chegou a ser preso em Abu Dhabi pelas autoridades locais, mas foi solto após pagar fiança.

A equipe responsável por trazer Brennand de volta ao Brasil foi formada por quatro policiais federais e um agente da Interpol. Eles viajaram na última quinta-feira (27/4) aos Emirados Árabes para concluir a extradição. Em Abu Dhabi, eles prenderam o empresário, que já estava detido.

O caso Brennand

Ainda em agosto do ano passado, um vídeo mostrou Brennand agredindo a modelo Helena Gomes numa academia de São Paulo. A repercussão do caso fez com que denúncias acerca do comportamento do empresário viessem à tona.

Colegas de faculdade o denunciaram por agressões e ameaças a colegas na universidade, supostamente ocorridas em 2013. Três anos depois, em 2016, uma mulher registrou um boletim de ocorrência e entrou na Justiça contra Thiago por danos morais. Ela era trabalhadora de um café em São Paulo.

Em 2020, a ex-mulher de Thiago afirmou à polícia de Pernambuco que seu filho, até então morando com o empresário na Rússia, estava sendo espancado pelo pai. O caso foi arquivado pelo Ministério Público do estado. Em 2021, ao Fantástico, uma mulher disse ter sido vítima de agressões, cárcere privado e divulgação de vídeo íntimo pelo herdeiro. Ela conta ter sido forçada a fazer uma tatuagem com as iniciais do empresário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?