Flávio Dino sobre prisão de Brennand: “Vitória da Justiça”
Thiago Brennand foi preso nos Emirados Árabes e desembarcou, sob escolta policial, neste sábado em São Paulo. Ele será levado à sede da PF
atualizado
Compartilhar notícia
Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino celebrou a conclusão do processo de extradição do herdeiro e empresário Thiago Brennand. Acusado de estupro, tortura, ameaça e cárcere privado, o empresário estava nos Emirados Árabes e foi preso, retornando ao Brasil sob escolta policial neste sábado (29/4).
“Notório agressor de mulheres já no Brasil”, disse Flávio Dino, no Twitter. Ele acrescentou: “Que o fato sirva de mensagem contra outros agressores.”
Veja:
Notório agressor de mulheres já no Brasil, trazido pela Polícia Federal, depois de ter fugido do nosso país. Vitória da Justiça sobre a impunidade. Parabéns a todos da nossa equipe e de outros órgãos, que efetivaram a cooperação jurídica internacional. Que o fato sirva de…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) April 29, 2023
Alvo
Thiago Brennand desembarcou por volta das 18h no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP). Ele é alvo de cinco pedidos de prisão expedidos pela Justiça no Brasil e foi para os Emirados Árabes em 4/9 de 2022, pouco antes de ser denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).
O MP ordenou o retorno imediato ao Brasil e a entrega do passaporte, o que não foi obedecido. Dessa forma, decretou-se o pedido de prisão preventiva e o empresário entrou na chamada lista de difusão vermelha da Interpol. A medida notifica os estados-membros a existência de mandados de prisão pendentes de cumprimento.
Ele está preso desde o dia 17/4, após o julgamento do processo de extradição e a autorização da prisão pelos Emirados Árabes. Em outubro, Thiago Brennand chegou a ser preso em Abu Dhabi pelas autoridades locais, mas foi solto após pagar fiança.
A equipe responsável por trazer Brennand de volta ao Brasil foi formada por quatro policiais federais e um agente da Interpol. Eles viajaram na última quinta-feira (27/4) aos Emirados Árabes para concluir a extradição. Em Abu Dhabi, eles prenderam o empresário, que já estava detido.
O caso Brennand
Ainda em agosto do ano passado, um vídeo mostrou Brennand agredindo a modelo Helena Gomes numa academia de São Paulo. A repercussão do caso fez com que denúncias acerca do comportamento do empresário viessem à tona.
Colegas de faculdade o denunciaram por agressões e ameaças a colegas na universidade, supostamente ocorridas em 2013. Três anos depois, em 2016, uma mulher registrou um boletim de ocorrência e entrou na Justiça contra Thiago por danos morais. Ela era trabalhadora de um café em São Paulo.
Em 2020, a ex-mulher de Thiago afirmou à polícia de Pernambuco que seu filho, até então morando com o empresário na Rússia, estava sendo espancado pelo pai. O caso foi arquivado pelo Ministério Público do estado. Em 2021, ao Fantástico, uma mulher disse ter sido vítima de agressões, cárcere privado e divulgação de vídeo íntimo pelo herdeiro. Ela conta ter sido forçada a fazer uma tatuagem com as iniciais do empresário.