Flávio Dino manda PF investigar manipulação de resultados no futebol
Investigação do Ministério Público de Goiás expôs esquema de aliciamento de atletas de futebol para manipular mercado de apostas
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou nesta quarta-feira (10/5) que determinou à Polícia Federal que abra um inquérito para investigar a manipulação de resultados de jogos de futebol para favorecer apostadores desonestos.
Veja a postagem de Dino:
Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) May 10, 2023
O esquema tem sido investigado e denunciado pelo Ministério Público de Goiás e, até o momento, 16 jogadores estão sendo investigados pela Justiça por possível participação no esquema.
O Ministério Público de Goiás denunciou 16 pessoas por fraudes por manipulação de resultados em 13 partidas de futebol: oito do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, um da Série B de 2022 e quatro de campeonatos estaduais realizados em 2023.
Assinada por promotoras e promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Combate ao Crime Organizado, a peça é resultado da Operação Penalidade Máxima II, e já foi recebida pelo Poder Judiciário.
No documento, o MPGO analisa 23 fatos criminosos ocorridos durante as partidas, nas quais jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis. A organização criminosa visava apostar nos resultados e em eventos induzidos, obtendo, assim, elevados ganhos.
Com mais de 100 páginas, a denúncia traz farto material comprobatório, com prints de conversas e transcrições de áudios entre os denunciados, obtidos por meio de autorização judicial.