Flávio Dino anuncia R$ 150 milhões para fortalecer rondas escolares
Governo federal criou grupo para formular políticas de enfrentamento à violência nas escolas
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou na tarde desta quarta-feira (5/4), que o governo federal vai disponibilizar uma verba de R$ 150 milhões a estados e municípios para o fortalecimento de rondas policiais escolares. A medida é a primeira resposta efetiva do Executivo federal ao enfrentamento à onda de violência e ataques em escolas e creches.
A verba, segundo Dino, será disponibilizada via edital e a ação será financiada pelo Fundo Nacional de Segurança Pública. O oferecimento desse montante foi anunciado por ministros como Dino e Camilo Santana, da Educação, após uma reunião emergencial no Palácio do Planalto deles com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Dino também anunciou que o contingente de policiais federais monitorando redes sociais e outros ambientes virtuais em busca de ameaças foi aumentado de 10 para 50 agentes. “Estou constituindo um grupo emergencial de monitoramento daquilo que é chamado de deep web, porque há ameaças em relação a outras escolas, universidades e nós estamos a partir de amanhã com 50 policiais que vão se dedicar exclusivamente a monitoramento dessas ameaças”, disse o ministro da Justiça.
Além de divulgar essas ações emergenciais, governo federal também criou um grupo interministerial para formular outras medidas de enfrentamento a essa crise. O grupo reúne pastas como Educação, Justiça, Saúde, Direitos Humanos, Cultura e Esporte.
“Tudo isso é fruto do estímulo à violência, do estímulo às armas, da intolerância”, continuou Camilo, que disse ainda que o grupo de trabalho já se reúne nesta quinta-feira (5/4). “O Brasil precisa reagir. Nós precisamos nos indignar com o episódio que ocorreu hoje”, conclui ele.
Atentado em Blumenau
Um homem de 25 anos invadiu a creche e matou quatro crianças na manhã desta quarta em Blumenau, no interior de Santa Catarina. Outras quatro foram feridas. O assassino atacou as vítimas com uma machadinha e acabou preso pela Polícia Militar do estado, que foi avisada por testemunhas que o viram pulando o muro do estabelecimento com uma machadinha.