Flávio Bolsonaro e Gayer discordam sobre inelegibilidade de Caiado
Justiça Eleitoral determinou a inelegibilidade do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, por abuso de poder político nas eleições municipais
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) discordam da decisão da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia que determinou a inelegibilidade do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). O desacerto no posicionamento dos políticos foi evidenciado em troca de mensagens nas redes sociais.
A juíza da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia Maria Umbelina Zorzetti determinou a inelegibilidade de Caiado e cassou a chapa do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), como revelou o Metrópoles, por meio da coluna de Paulo Cappelli. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi movida pelo PL, de Flávio Bolsonaro e Gayer.
A decisão apontou suposto abuso de poder político, pelo uso do Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, em eventos de apoio à campanha do prefeito eleito.
Flávio Bolsonaro se solidarizou com Caiado e Sandro Mabel em uma publicação na rede social X. “Minha solidariedade a Caiado e Mabel por essa decisão totalmente absurda e desproporcional. Não há meio termo, ou absolve, ou é pena de morte política! É o ‘direito penal do inimigo’ a todo vapor no Brasil!”, escreveu o senador.
Em resposta, o deputado Gayer acusou Caiado de cometer uma série de crimes políticos e te de ter apoiado a operação da Polícia Federal (PF) na casa dele por suposto desvio de verbas parlamentares.
“Caiado cometeu vários crimes eleitorais, Flávio. Entre eles pediu para o Moraes fazer uma busca e apreensão na minha casa dois dias antes da eleição”, reagiu Gayer.
Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a operação da PF para investigar o desvio de verbas públicas para financiar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Gustavo Gayer era apontado como o candidato do PL para disputar a prefeitura de Goiânia, mas deixou a disputa e foi substituído por Fred Rodrigues (PL), derrotado por Mabel.