metropoles.com

Fisioterapia de Lula busca retomar equilíbrio e força. Saiba detalhes

Lula passará as próximas semanas se recuperando da cirurgia no quadril. Nas sessões de fisioterapia, foco é recuperar mobilidade com prótese

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida presidente Lula no Palácio do Itamaraty - metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente Lula no Palácio do Itamaraty - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará as próximas semanas no Palácio da Alvorada se recuperando das cirurgias que fez para incluir uma prótese no quadril e retirar o excesso de pele das pálpebras, na sexta-feira (29/9). Nos próximos dias, o mandatário deve priorizar as sessões de fisioterapia, fundamentais para a recuperação da mobilidade.

Na primeira manhã após a alta, nessa segunda (2/10), o petista passou a manhã focado nos exercícios fisioterapêuticos, e não cumpriu nenhum compromisso de trabalho. O tratamento é liderado pelo fisioterapeuta Leandro Dias, que acompanha o petista desde janeiro.

Segundo especialistas consultados pelo Metrópoles, os primeiros dias após a operação são cruciais para garantir o sucesso do tratamento. A rotina de atividades varia conforme o organismo e o quadro do paciente. No entanto, Lula tem apresentado boa evolução do ponto de vista clínico. Tanto que recebeu alta nesse domingo (1º/10), dois dias antes do previsto.

3 imagens
Lula acabou com escritório criado por Bolsonaro em Washington
Ele pretende voltar a despachar do Palácio da Alvorada
1 de 3

Lula na posse de Barroso como presidente do STF

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
2 de 3

Lula acabou com escritório criado por Bolsonaro em Washington

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
3 de 3

Ele pretende voltar a despachar do Palácio da Alvorada

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Principais desafios

Segundo o médico ortopedista David Gusmão, especialista em quadril, nas primeiras semanas após operações como a realizada no presidente, o foco do tratamento é no trabalho de aspectos ligados a coordenação motora, força muscular e equilíbrio.

“A primeira semana é focada em ganhar segurança para evitar quedas e utilizar gradativamente cada vez mais a força dos músculos que comandam o quadril. No início, é recomendado o paciente usar uma ou duas muletas até ganhar firmeza suficiente para caminhar”, explica o profissional.

“Logo que o paciente ganha mais equilíbrio e força, começa a fazer uma migração do andador para as muletas. E muitos pacientes, já na primeira semana, começam a andar com uma única muleta. Isso varia de acordo com a força muscular”, detalha.

Segundo Gusmão, os primeiros exercícios são de mobilidade — de movimentação do quadril, joelho e tornozelo. Assim como atividades para retomar a força muscular, utilizando toda a musculatura dos membros inferiores. O foco, nessa etapa, é na musculatura dos glúteos e da parte frontal das coxas. Por fim, exercícios de coordenação motora.

5 imagens
1 de 5

Arte/Metrópoles
2 de 5

Arte/Metrópoles
3 de 5

Arte/Metrópoles
4 de 5

Arte/Metrópoles
5 de 5

Arte/Metrópoles

Retomada das atividades de trabalho

Apesar de não haver previsão sobre quando Lula retornará ao trabalho, o médico ortopedista Sérgio Costa pontua que o presidente pode voltar a cumprir compromissos da função, em home office, de cinco a sete dias após a operação. Desde que tome alguns cuidados gerais. Entre eles, alimentação adequada, evitando cigarros e bebidas.

“Com o tempo, a cicatrização permite o ganho de massa muscular e ganho de amplitude de movimento”, frisa o especialista. “Paulatinamente, com o paciente mais confiante em sua marcha, a melhora de qualidade vida se torna evidente com redução das queixas e redução de analgésicos”.

Lula decidiu que não passará as funções da Presidência ao vice, Geraldo Alckmin (PSB). O presidente pretende voltar a despachar, receber ministros e convidados por cerca de três semanas no Palácio da Alvorada. Não há data prevista para o retorno do mandatário a seu gabinete no Planalto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?