metropoles.com

Físico brasileiro Marcelo Gleiser ganha “Nobel da espiritualidade”

O prêmio reconhece o trabalho de profissionais que contribuíram para afirmar a dimensão espiritual da vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
marcelo gleiser
1 de 1 marcelo gleiser - Foto: Reprodução/Facebook

O físico brasileiro Marcelo Gleiser ganhou o Prêmio Templeton deste ano, honraria que pode ser considerada como uma espécie de Nobel do diálogo entre a espiritualidade e a ciência.

O prêmio, já concedido a Madre Teresa de Calcutá e Dalai Lama, reconhece os profissionais que tenham feito uma “contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, seja por descoberta ou trabalhos práticos”, como define a fundação responsável pela condecoração.

Pelos feitos, Gleiser será o primeiro profissional da América Latina a ganhar o prêmio. Ele receberá o valor aproximado de R$ 5 milhões (1,1 milhão de libras esterlinas). Uma cerimônia de premiação em Nova York está prevista para o dia 29 de maio.

Segundo a Fundação Templeton, responsável pela condecoração, o físico é “uma voz proeminente entre os cientistas, tanto do passado quanto do futuro, que rejeita a noção de que a ciência sozinha pode levar a verdades absolutas sobre a natureza da realidade”.

“O professor Gleiser incorpora os valores que inspiraram meu avô a estabelecer o Prêmio Templeton e a criar a Fundação John Templeton”, disse Heather Templeton Dill, atual presidente da John Templeton Foundation. “O trabalho dele exibe uma inegável alegria pela exploração. Ele mantém a mesma sensação de maravilhamento contemplativo que experimentou pela primeira vez quando criança na praia de Copacabana, contemplando o horizonte ou o céu noturno estrelado, curioso sobre o que está além”, acrescentou Heather.

“O caminho para a compreensão e a exploração científica não é apenas sobre a parte material do mundo, mas também é uma parte espiritual”, disse Gleiser em vídeo, ao aceitar o prêmio. “Minha missão é trazer de volta para a ciência, e para as pessoas interessadas na ciência, esse apego ao misterioso, para fazer as pessoas entenderem que a ciência é apenas mais uma maneira de nos envolvermos com o mistério de quem somos”, completou.

Atualmente, o brasileiro é professor de Física e Astronomia da Dartmouth College, em Hanover, nos Estados Unidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?