metropoles.com

Fiscais do Inmetro são presos por fraude em postos de combustíveis

Mandados estão sendo cumpridos em Goiás. Com fraude, consumidor pagava por combustível, mas o tanque era abastecido com quantidade menor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução
operacaopf_interna
1 de 1 operacaopf_interna - Foto: reprodução

As polícias Federal e Civil de Goiás deflagraram nesta terça-feira (6/2) uma operação de combate à corrupção no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia de Goiás (Inmetro). Servidores do órgão foram presos e são acusados de receber propina de donos de postos de combustíveis para omitir a adulteração na venda de gasolina e álcool.

São cumpridos 17 mandados de prisão contra fiscais do Inmetro, proprietários de postos e mecânicos de bombas de combustível nas cidades de Inhumas, Caturaí, Pires do Rio, Caldas Novas e Aparecida de Goiânia, todas em Goiás.

A Justiça também autorizou o afastamento do superintendente regional do Inmetro do estado, André Abrão, por suspeita de obstruir as investigações.

A operação Fiel Balança é continuação da Pesos e Medidas, deflagrada em outubro do ano passado. Na ocasião, foram cumpridos mandados de prisão em Brasília, Anápolis e Goiânia. As irregularidades são apuradas desde 2015.

Segundo a Polícia Federal, os fiscais do Inmetro recebiam propina para omitirem a adulteração na venda de gasolina e álcool. O consumidor era lesado sobre a quantidade vendida. Levava menos do que pagava.

Os investigados responderão pelos crimes de corrupção ativa e passiva e por crimes contra as relações de consumo. A pena pode chegar a 12 anos de reclusão, além de multa. Os presos serão encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Goiás.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?