metropoles.com

Fiocruz: vírus respiratórios aumentam entre crianças, mostra InfoGripe

Maior parte das infecções são de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), aponta novo levantamento divulgado pela Fiocruz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Menina com cabelo amarrado, máscara no rosto segurando ursinho de pelúcia marrom no braço
1 de 1 Menina com cabelo amarrado, máscara no rosto segurando ursinho de pelúcia marrom no braço - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (12/1), mostra que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de 0 a 4 anos são, sobretudo, infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

O VSR corresponde a 59% dos casos nas quatro últimas semanas epidemiológicas, entre 11 de dezembro e 7 de janeiro. Os estados que concentram o aumento das infecções são Distrito Federal, São Paulo, Espírito Santo, Roraima, Minas Gerais e os três estados da região Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná).

A Covid-19 se mantém como a doença respiratória predominante nos casos de SRAG em outras faixas etárias. “Continua sendo o principal motivo de internação por problemas respiratórios na população adolescente e adulta de nosso país. É isso que os dados de notificação têm nos mostrado. Dado esse cenário, é fundamental que a população esteja em dia com a vacinação contra a Covid-19. A vacina é nosso principal mecanismo para proteger a nossa saúde e a nossa vida”, ressalta o pesquisador Marcelo Gomes.

Nas últimas quatro semanas epidemiológica, os casos de vírus respiratórios no país foram 77,8% de Covid-19. Em seguida, aparecem 12,6% para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A Influenza A foi detectada em 1% dos casos, enquanto a Influenza B em 0,2%.

Já no caso dos óbitos por SRAG, quase a totalidade é atribuída à Covid-19 (96,6%). As mortes por VSR são 0,8% do total no período observado e as por Influenza A, 0,3%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?