metropoles.com

Fiocruz: positividade de testes de Covid saltou de 3% para 37%

Quantidade de testes analisados pela instituição também teve aumento de 195% na última semana epidemiológica analisada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles.
Impacto Ômicron em São Paulo
1 de 1 Impacto Ômicron em São Paulo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles.

A positividade de testes RT-PCR realizados na rede pública de saúde saltou de 3%, em dezembro de 2021, para 37% em janeiro de 2022. O número foi consolidado pelo Escritório de Testagem da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com sistemas de dados da própria instituição e do Ministério da Saúde.

As centrais da instituição processam cerca de 35% dos exames tipo RT-PCR realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede pública nacional.

O número de testes analisados também aumentou em 195% na última semana epidemiológica (de 16 a 22 de janeiro). Foram 121.275 amostras analisadas, contra 22 mil no fim de dezembro.

“Em menos de um mês, passamos de uma média semanal de 25 mil testes liberados com menos de 5% de positividade (dezembro/2021) para um patamar de processamento que cresce a cada semana e já supera 100 mil amostras por semana e 30% de positividade [janeiro/2022]”, explica a coordenadora do Escritório de Testagem da Fiocruz, Maria Clara Lippi.

Ômicron e festas

O aumento na positividade dos exames foi detectado em todas as centrais da instituição. As Unidades de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig) são baseadas no Rio de Janeiro, Ceará e Paraná.

De acordo com a equipe da Fiocruz, o avanço da Ômicron no país e as confraternizações de fim de ano foram fatores determinantes para a explosão de casos.

O teste do modelo RT-PCR é considerado padrão ouro e fornece maior precisão para o diagnóstico até mesmo de pessoas assintomáticas. O exame é capaz de captar cargas virais mais baixas. Já os testes rápidos, conhecidos como de antígeno, abrem maior brecha para os falsos negativos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?