metropoles.com

Fiocruz entregará 15 milhões de doses da vacina ao PNI em março

Expectativa é de que a primeira entrega ocorra entre os 12 e 15 do próximo mês, com 1 milhão de doses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Especial Metrópoles
Socorristas e enfermeiras do Samu, tomam vacina contra a covid-19 em sao paulo 16
1 de 1 Socorristas e enfermeiras do Samu, tomam vacina contra a covid-19 em sao paulo 16 - Foto: Fábio Vieira/Especial Metrópoles

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nisia Trindade Lima, afirmou, nesta sexta-feira (5/2), que a instituição entregará 15 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde em março. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa.

A expectativa é de que a primeira entrega ocorra entre os 12 e 15 do próximo mês, com 1 milhão de doses. O imunizante será produzido com o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), que chega ao Brasil no sábado (6/2), no primeiro de três lotes que devem desembarcar em solo nacional até o fim de fevereiro.

No voo que saiu de Xangai (China) na manhã desta sexta-feira, estão 88 litros de IFA, armazenados a -55ºC. A substância é suficiente para a produção de 2,8 milhões de doses.  Após as etapas de pré-validação, envase, revisão, rotulagem e embalagem, a expectativa é de que o primeiro lote para aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seja liberado no dia 18 de fevereiro.

Segundo a diretora da Fiocruz, a instituição já realizou o pedido de uso emergencial junto à agência. Há uma reunião entre as duas organizações prevista para a próxima segunda-feira (8/2).

“A Anvisa está bastante comprometida em acompanhar todas as vacinas que estiverem em processo para avaliação de uso emergencial e de registro, para que não haja nenhum atraso e nenhum risco à população”, afirmou Nisia.

Atraso

De acordo com o primeiro cronograma de envio, a substância deveria chegar ao Brasil em janeiro. No entanto, por problemas de logística, a entrega foi adiada para esta semana.  “Essa mudança se deve a questões de segurança. Pelas dificuldades de regulação da exportação na China houve esse atraso”, explicou Nisia.

A demora, no entanto, não deve alterar as datas de produção do imunizante. A expectativa da Fiocruz é entregar, até o mês de julho, 100,4 milhões de doses produzidas em solo brasileiro por meio da matéria-prima importada. Até o meio do ano, a instituição receber 16 lotes de IFA.

No segundo semestre, a fundação pretende entregar mais 110 milhões de doses, já produzidas com matéria-prima elaborada no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?