metropoles.com

Fiocruz confirma ter suspendido produção da vacina AstraZeneca

Na semana passada, a Fiocruz avisou que teria que interromper a fabricação por alguns dias nesta semana por falta de insumo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
VACINA covishield astrazeneca
1 de 1 VACINA covishield astrazeneca - Foto: Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) paralisou, nesta quinta-feira (20/5), a produção da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O imunobiológico foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford.

Na semana passada, a Fiocruz avisou que teria que interromper a fabricação por alguns dias nesta semana, mas não havia divulgado a data.

A suspenção na fabricação é devido à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo básico para a produção da vacina.

Apesar da interrupção, a Fiocruz garante que não haverá impacto em entregas futuras de doses.

“O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”, divulgou, em nota.

A previsão é que cheguem no sábado (22/5) dois lotes de IFA para a retomada da produção de 12 milhões de doses. Houve a antecipação da remessa, prevista para o dia 29 de maio.

A produção da vacina Coronavac no Brasil também está suspensa no Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, desde a sexta-feira (14/5) em razão da falta de IFA.

Neste caso, o insumo só deve chegar ao Brasil no dia 26 de maio, segundo previsão do instituto.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Panorama

O Brasil tem mais de 15,8 milhões de casos confirmados do novo coronavírus e 442 mil óbitos em decorrência da doença.  O Ministério da Saúde aplicou 55,1 milhões de doses da vacina (entre primeira e segunda doses).

A campanha de vacinação completou quatro meses na segunda-feira (17/5). Até o momento, cerca de 18% da população brasileira recebeu a primeira dose da proteção. Desse público, pouco mais de 9% já completou o esquema vacinal com o reforço.

A vacina Coronavac é responsável por 68% das doses aplicadas até o momento. Cerca de 30% dos brasileiros vacinados receberam doses da AstraZeneca. A vacina da Pfizer imunizou pouco mais de 1% da população.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?