Fiocruz aponta tendência de aumento de casos de Covid em todo o país
A análise aponta que 18 das 27 unidades da Federação apresentam sinal de crescimento nas últimas seis semanas
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez nesta quinta-feira (26/5) um alerta referente aos casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A incidência da enfermidade está em alta em todo o país.
Segundo o Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta, 48% das ocorrências de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) registradas nas últimas quatro semanas são em função da Covid-19. Em relação aos óbitos por SRAG, 84% das notificações foram relacionadas ao coronavírus.
A análise aponta que 18 das 27 unidades da Federação apresentam sinal de crescimento nas últimas seis semanas.
Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins vivem aumento de casos.
Gripe
Outro alerta do boletim é referente aos casos de gripe. No Rio Grande do Sul, observa-se presença de casos positivos para Influenza em diversas faixas etárias nas semanas recentes, com sinal de possível crescimento, ainda que em volume relativamente baixo.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,5% para Influenza A; 0,4% para Influenza B; 30,1% para Vírus Sincicial Respiratório (VSR); e 48,1% para coronavírus.
Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1,4% para Influenza A; 0% Influenza B; 6,6% para VSR; e 84% para o coronavírus.