metropoles.com

Fim do grupo de trabalho da Lava Jato é “evidente retrocesso”, diz MPF

Os procuradores criticaram o fim do trabalho exclusivo do grupo da Polícia Federal que atuava na Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
policia federal brasao
1 de 1 policia federal brasao - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) classificaram as mudanças no quadro de agentes da Polícia Federal (PF) na Operação Lava Jato como um “retrocesso” no combate à corrupção. Nesta quinta-feira (6/7), foi anunciado que a equipe de agentes seria distribuída para trabalhar em outras operações pelo país.

De acordo com a nota divulgada pelo MPF, a redução do número de policiais para menos da metade prejudica as investigações da Lava Jato e dificulta que prossigam com a eficiência dos trabalhos feitos até hoje.

Os procuradores também ressaltaram que o número de inquéritos e investigações ficará restringido pela quantidade de investigadores disponíveis. “Há uma grande lista de materiais pendentes de análise e os delegados de polícia do caso não têm tido condições de desenvolver novas linhas de investigação por serem absorvidos por demandas ordinárias do trabalho acumulado”, disse o MPF.

Os trabalhos realizados a partir da delação dos executivos da Odebrecht serviram como exemplo da importância de ter uma equipe multidisciplinar e especializada. “A ausência de exclusividade na Lava Jato prejudica a especialização do conhecimento e da atividade, o desenvolvimento de uma visão do todo, a descoberta de interconexões entre as centenas de investigados e os resultados”, afirmam os procuradores.

Por fim, a instituição defende que a decisão da PF seja revista, a fim de que possam prosseguir regularmente e com eficiência as investigações contra centenas de pessoas e de que os bilhões de reais desviados dos cofres públicos sejam recuperados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?