metropoles.com

Fim do calorão: frente fria deve atingir o país ainda nesta semana

Previsão é de que a frente fria avance em direção ao sul e impulsione massa de ar frio em direção ao centro do país, acabando com o calorão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Frio em São Paulo
1 de 1 Frio em São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O calorão que marcou o início do mês está com os dias contados. Segundo informações do Climatempo, uma frente fria avança em direção à região sul, prometendo trazer temperaturas mais amenas para diversas partes do país no final desta segunda semana de abril.

A previsão é de que a nova frente fria se intensifique entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (8/4), trazendo tempestades severas na região.

Na quarta-feira (10/4), a zona de baixa pressão poderá se aprofundar e formar um ciclone, impulsionando uma massa de ar frio em direção ao centro do país, alcançando inclusive as regiões Norte e Nordeste.

4 imagens
A região de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, registrou temperatura mínima recorde em 2024 de -1,7ºC
1 de 4

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 4

A região de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, registrou temperatura mínima recorde em 2024 de -1,7ºC

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 4

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 4

Fábio Vieira/Metrópoles

A movimentação atmosférica sugere a chegada da primeira friagem do ano entre quinta (11/4) e sexta-feira (12/4), com temperaturas baixas que se intensificarão ainda mais ao longo da segunda quinzena do mês, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

Temperaturas abaixo de 10°C

Estima-se que a partir de domingo (14/4), as mínimas nas regiões Sul e Sudeste possam registrar valores abaixo de 10°C.

Em áreas serranas como a Serra Catarinense e a Serra Gaúcha, as temperaturas podem chegar a valores inferiores a 4°C, aumentando as chances de formação de geada.

Além das baixas temperaturas, a frente fria também trará riscos de volume excessivo de chuvas, principalmente para a zona costeira de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os estados mais impactados pelas quedas de temperatura provocadas pela frente fria de abril serão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Confira a previsão do Inmet para cada região entre hoje e 15 de abril

Região Norte: pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 80,0 mm em áreas do Amazonas, Pará, e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Haverá ausência de chuva em Roraima e noroeste do Pará.

Região Nordeste: áreas de forte instabilidade no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, bem como no interior da Paraíba, onde a previsão indica chuvas superiores a 80 mm. Interior da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, não há previsão de chuva.

Região Centro-Oeste: as chuvas deverão ser mais localizadas na parte oeste da região durante a semana, com volumes superiores a 40 mm. No centro-sul de Mato Grosso do Sul, o total de chuva poderá ultrapassar os 70,0 mm. Por outro lado, nas demais áreas, são previstos menores volumes, principalmente no leste de Goiás e Distrito Federal.

Região Sudeste: a previsão é tempo quente e seco em grande parte da região, principalmente no norte de Minas Gerais. No sudeste e leste de São Paulo e Rio de Janeiro, são previstas pancadas de chuvas com volumes que podem ultrapassar os 60 mm, especialmente no fim desta semana.

Região Sul: a frente fria que avança sobre o oceano ainda irá provocar chuvas intensas sobre Santa Catarina e Paraná ao longo da semana. No Rio Grande do Sul, os maiores volumes de chuva devem ocorrer mais para o fim de semana e podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?